Dicas

Micro-ondas: o fim dos mitos

29 setembro 2017
Mitos dos micro-ondas

29 setembro 2017
O que deve ou não fazer no micro-ondas? Pode cozinhar saudável neste equipamento? Esclarecemos as dúvidas mais comuns e deixamos algumas sugestões de compras.

Cozinha saudável no micro-ondas

Desfeitos os mitos e seguindo as regras de segurança do equipamento, lembre-se de que é possível cozinhar saudável no micro-ondas. Há dois aspetos importantes a ter em conta: o modo de cozinhar e os recipientes utilizados.

Modo de cozinhar

  • O micro-ondas permite aquecer e descongelar rapidamente pequenas quantidades de comida, bem como cozinhar com menos gordura, sal e água do que numa cozedura tradicional, preservando as vitaminas.
  • Estes aparelhos trabalham com ondas eletromagnéticas que agitam as moléculas dos alimentos e quebram as ligações entre as moléculas de água, para os aquecer. Se cumprirem as normas de segurança, que incluímos no nosso teste, não representam perigo para a comida nem para os utilizadores.
  • Cubra os alimentos que vai aquecer ou cozinhar. Além de evitar salpicos, permite uma melhor distribuição do calor e evita que os alimentos fiquem ressequidos.
  • Para um aquecimento mais uniforme, mantenha a função “prato giratório” ativada e mexa a comida durante o aquecimento. Se possível, aqueça alimentos de tamanhos idênticos - os alimentos pequenos aquecem mais depressa.
  • Se quiser cozer a vapor, utilize acessórios próprios para o micro-ondas. Basta adicionar algumas colheres de água no fundo do recipiente e colocá-lo no equipamento.
  • Se aquecer ou cozinhar no micro-ondas, assegure-se que está a utilizar um recipiente adequado.

Recipientes utilizados

  • As embalagens de plástico de má qualidade podem ter substâncias nocivas para a saúde, ainda que os riscos sejam reduzidos. Tudo depende do material, da quantidade e do tipo de constituintes que migram para os alimentos e da utilização dada aos recipientes.
  • Não use recipientes ou utensílios metálicos no micro-ondas, incluindo papel de alumínio. O metal impede a passagem da radiação, pelo que o alimento não aquece. Além disso, arrisca-se a danificar o equipamento ou provocar “faíscas” no interior do mesmo.
  • Utilize apenas recipientes próprios para micro-ondas, de preferência redondos ou ovais, para evitar que os alimentos fiquem mais ressequidos nos cantos (acontece em recipientes quadrados ou retangulares).

Uma forma fácil de saber que recipientes pode usar é procurar nas embalagens os símbolos da imagem abaixo.

Os símbolos ajudam a usar as embalagens de forma adequada.