Como testamos

Micro-ondas: como testamos

29 outubro 2021
Como testamos micro-ondas

Testamos micro-ondas simples e com grill. No laboratório, avaliamos o desempenho de diversas funções, a facilidade de utilização, o consumo de energia e a segurança térmica e elétrica, entre outros.

Testamos micro-ondas simples e com grill. No laboratório, avaliamos o desempenho de diversas funções: descongelamos, aquecemos, tostamos e cozinhamos diferentes pratos, utilizando os programas automáticos, quando existentes, ou seguindo o manual de instruções. Na facilidade de utilização, avaliamos se é fácil abrir e fechar a porta, pôr e tirar os pratos, e programar e limpar. Medimos o consumo de energia, durante as diferentes preparações e em standby, e avaliamos, ainda, a segurança térmica e elétrica.

Teste culinário

Para testar o funcionamento dos micro-ondas, descongelamos 500 gramas de carne picada que estava a -20ºC, testamos no modo automático (se o micro-ondas tiver esta opção) e no modo manual. Depois de cinco minutos de repouso, medimos a temperatura em nove posições diferentes no centro do bloco de carne picada e em 13 nas superfícies.

O teste de aquecimento é efetuado com um prato preparado composto por puré de batata e um substituto de proteína. Este preparado é aquecido, seguindo as indicações do manual e no programa automático, caso exista. São efetuadas 23 medições de temperatura, em pontos estratégicos. De forma a passar neste teste, a temperatura média deverá encontrar-se à volta dos 80ºC.

Também descongelamos e cozinhamos uma lasanha pré-preparada e mantida a -20ºC. Quando a temperatura da lasanha é superior a 68ºC, depois de um minuto de repouso, dá-se o teste por terminado. Medimos a temperatura em seis pontos no interior da lasanha, e pedimos a um painel de pessoas que avalie o aspeto, o cozimento e o sabor.

Para testar o grill, tostamos, pré-aquecendo o micro-ondas nesta função, durante cinco minutos. Deve seguir sempre o manual de instruções do aparelho. Confecionamos, igualmente, um frango assado com cerca de 1,2 quilos, de forma a avaliarmos a eficácia da combinação da função micro-ondas e grill. O frango é cozinhado unicamente com azeite, sem especiarias. O laboratório regista a temperatura do frango em 14 pontos, depois de dois minutos de repouso. A temperatura mínima requerida é de cerca de 85ºC.

Veja o vídeo dos testes a micro-ondas em laboratório.