Notícias

Bolas de secagem Steam n' Go: não desperdice 12,90 euros em magia

15 novembro 2013 Arquivado

15 novembro 2013 Arquivado

A promessa é tentadora: “já não precisa de passar a roupa a ferro”. Experimentámos as bolas Steam n’ Go e o resultado não convence. Poupe com as nossas dicas para cuidar da roupa.

À venda na Internet por € 12,90, cada embalagem de Steam n’ Go traz 2 bolas de plástico perfurado com uma esponja no interior. Basta adicionar água à bola, a qual é absorvida pela esponja, e colocá-la na máquina de secar.

No final da secagem, a embalagem indica que a roupa está pronta a dobrar ou pendurar. Não tem de passá-la a ferro. As bolas podem ser reutilizadas, dado não haver desgaste do material.

O nosso painel utilizou as bolas Steam n’ Go, tal como recomendam as instruções.

Muitas alegações para zero de eficácia
Apenas em inglês, o rótulo impressiona os utilizadores: “Steam n’ Go remove os vincos e ajuda a amaciar a roupa na máquina de secar. Não é necessário passar a ferro: desaparecem os vincos do vestuário, lençóis, etc.” E a música continua: “À medida que a água aquece, é libertado vapor para o ar, permitindo o relaxamento dos tecidos e aumentando a suavidade.”

No início de 2012, pedimos a um grupo de consumidores para usar as bolas Steam n’ Go, segundo as instruções da embalagem. Os voluntários utilizaram-nas nos ciclos habituais de secagem com vários tipos de têxteis: lençóis, toalhas, camisas, t-shirts e calças, por exemplo.

No final, pedimos para nos revelarem o resultado e indicarem se o uso destas bolas permitiu que algumas peças evitassem as horas de tortura a passar ferro.

A opinião é unânime: as peças de roupa que alguns já dispensam da passagem a ferro (toalhas turcas, meias e roupa interior) saíram igualmente bem. Todas as outras (lençóis, camisas, calças, etc.) tiveram de ser passadas a ferro sem exibir qualquer melhoria, mesmo que ligeira, pelo uso das Steam n’ Go.

Descubra a diferença. Camisa e calças à saída da máquina, depois de secas com as bolas Steam n’ Go.

As mesmas peças depois do ferro entrar em ação.

Não remove vincos, nem deixa a roupa pronta a vestir
Os ferros de engomar a vapor já conquistaram os consumidores: a ação do vapor na superfície dos tecidos, a elevada temperatura e a pressão são os três ingredientes para alisar a roupa.

Mas na máquina de secar os tecidos não estão esticados nem há pressão, pelo que é impossível todo o vestuário sair pronto a usar sem ser passado a ferro. Não se iluda com artes mágicas: estas bolas não removem os vincos, nem deixam a roupa pronta a pendurar.

Dicas para secar a roupa

  • Evite carregar a máquina de lavar em excesso, para não amarrotar muito a roupa.
  • Prefira o estendal. O sol e o vento são gratuitos e ecológicos. Se tiver espaço, pendure a roupa aberta e não pelas pontas. As toalhas, lençóis de flanela ou com alguma percentagem de fibras sintéticas e os pijamas de algodão podem ser dobrados e arrumados sem precisar de passar a ferro.
  • Pode secar num cabide as camisas de viscose, poliéster e de algodão misto, bem como o vestuário em malha polar, dispensando assim a tortura do ferro.
  • Retire a roupa do estendal ainda um pouco húmida, para poupar energia quando passar a ferro.
  • Se usa máquina de secar, separe a roupa pelo tipo de tecido e escolha o programa ideal para um uso mais eficiente e menor consumo.
  • A maioria das máquinas de secar já inclui a função antirrugas: no final, o tambor roda ciclicamente, para não amarrotar muito a roupa até que a retire.
  • Aproveite a tarifa bi ou tri-horária e use a máquina de secar à noite ou durante o fim de semana. Depois de usar o ferro com vapor, passe uma última vez a seco. A roupa exibe um resultado melhor. Pendure a roupa durante algumas horas antes de a arrumar.