Guia de compras

Máquinas secar roupa: guia de compras

16 maio 2016
Como comprar máquinas de secar roupa

16 maio 2016
Ventilados, de condensação e de condensação com bomba de calor: conheça a solução para si no que respeita a máquinas de secar roupa.
Ventilados, de condensação e de condensação com bomba de calor: há 3 famílias de secadores de roupa. Os primeiros ventilam o ar quente e a humidade para o exterior através de um tubo. Os modelos de condensação caracterizam-se por condensarem a humidade extraída da roupa em água, sendo depois recolhida num reservatório ou canalizada para o esgoto. Os modelos convencionais e os de bomba de calor distinguem-se no modo de aquecer e arrefecer o ar: o convencional recorre a resistências elétricas para aquecer o ar e a um permutador arrefecido a ar para condensar a humidade. Já com bomba de calor utilizam um circuito frigorífico, como o dos aparelhos de ar condicionado, composto por compressor, evaporador e condensador.

Preços na mira

Alguns aparelhos regulam o tempo de secagem em função do programa escolhido e, em geral, secam de modo homogéneo, mesmo quando a carga inclui peças diferentes (ganga, t-shirts e toalhas, por exemplo). Outros modelos adaptam a duração dos programas de modo automático: o mesmo programa pode ter durações diferentes, consoante a humidade inicial da roupa, por exemplo. Os sensores dentro do secador monitorizam a humidade da roupa e ajustam o tempo de secagem até atingir a humidade pretendida.

Alguns modelos de condensação trazem um tubo de drenagem, para ligar ao esgoto. Neste caso, não tem de esvaziar a água do depósito.

Concentre energias na comparação de preços. Com alguns telefonemas pode poupar centenas de euros entre lojas.

Funções úteis

No geral, os secadores de roupa de condensação são fáceis de usar e intuitivos. Nalguns, escolher o programa é mais complicado. Limpar os filtros, o depósito da água e o condensador nem sempre é uma tarefa acessível e prática.

Controle as dimensões ao milímetro, se o espaço para a máquina for limitado. Verifique a abertura da porta (direção, amplitude e se pode inverter o sentido).

Quase todos os modelos indicam quando o reservatório de água está cheio. Também alertam na hora de limpar os filtros. Função útil é a indicação do tempo até acabar o programa. A possibilidade de programar o arranque diferido é muito útil se contratou tarifas elétricas bi ou tri-horárias.

Com a função antirrugas, no final, o tambor roda ciclicamente, para não amarrotar muito a roupa até retirá-la.

Dicas para acertar na escolha

A porta ideal deve contemplar a abertura com um botão ou pega grande, sem arestas, e de fácil acesso sem exigir muita força, para quem utiliza uma cadeira de rodas. Prefira portas que se mantêm abertas em vez de se fecharem automaticamente. A porta deve abrir a 180º para encher e descarregar a roupa sem dificuldade. Verifique se abre para o lado que lhe dá mais jeito ou se pode inverter o sentido. Evite modelos que exigem duas ações em simultâneo para programar, como empurrar e rodar.


Após cada utilização, remova o cotão nos filtros, para não avariar o equipamento e manter a eficiência. Geralmente, os filtros moram na porta e podem ser amovíveis ou fixos. Os modelos de condensação com bomba de calor podem trazer outro filtro, mais pequeno e, por vezes, em locais de difícil acesso (dentro do tambor, por exemplo). Verifique o acesso, a facilidade para tirá-los e voltar a colocá-los, bem como a ausência de arestas.

O condensador exige uma manutenção menos frequente (pelo menos mensal, nalguns modelos). Se a tarefa for muito árdua, pode pedir ajuda. Para fazê-lo sozinho, verifique se a tampa é fácil de abrir e fechar. Os botões de empurrar devem ser grandes e espaçados, para que possa usar toda a mão sem falhar no botão. Evite botões muito pequenos e que exigem força e precisão.

Nos modelos de condensação, verifique se pode ligar a máquina diretamente ao esgoto com um tubo. Assim, não tem de esvaziar o reservatório após cada utilização. Também exige que a máquina esteja instalada junto do esgoto. Se não for o caso, deve esvaziar o reservatório. Confirme se a pega da gaveta é grande, sem arestas e que não exige muita força nem demasiada precisão para tirar e voltar a colocar.

Boa manutenção, máxima eficácia

Destacamos alguns cuidados. As instruções do fabricante ajudam.
  • Esvazie o reservatório da água após cada utilização ou quando estiver cheio. Outra solução: ligar o tubo de drenagem ao esgoto, quando disponível.
  • Limpe os filtros após cada utilização. O cotão e os fios podem chegar ao interior do aparelho e afetar a eficiência e durabilidade. As máquinas vêm equipadas com avisos para limpar os filtros.
  • Limpe o condensador segundo as instruções do fabricante. Siga as instruções do manual ou no aparelho para executar esta operação especial.

Truques para poupar

  • Sempre que puder, prefira o estendal. O sol e o vento secam de forma gratuita e ecológica.
  • Separe a roupa pelo tipo de tecido e selecione o programa adequado para um uso mais eficiente e menor consumo.
  • Aproveite as vantagens da tarifa bi ou tri-horária e ligue a máquina à noite ou durante o fim de semana. Pode programar o arranque para mais tarde, caso conte com esta opção.
  • Apanhe a roupa do estendal ainda um pouco húmida. Não a seque em demasia, para poupar energia a passá-la a ferro.

Imprimir Enviar por e-mail