Teste a máquinas de secar roupa

Como escolher uma máquina de secar roupa

Ajudamos a escolher o modelo mais adequado para si.

Equipamentos ventilados, de condensação ou de condensação com bomba de calor: conheça a melhor máquina de secar roupa para a sua casa. Saiba quais são as principais funções úteis e as marcas mais fiáveis.

Guia de compras

Principais características

As máquinas de secar roupa podem ser muito úteis, sobretudo, se não tem estendal num local que seque bem ou durante os meses de outono e inverno. Apesar de gastar mais do que se usasse o estendal, é possível escolher uma máquina de secar roupa adequada às necessidades da família, sem ter demasiado impacto no ambiente ou na carteira.

Todas as secadoras são de carregamento frontal. As medidas-padrão são muito semelhantes às de uma máquina de lavar roupa, com 85 centímetros de altura, 60 centímetros de largura e cerca de 61 a 67 centímetros de profundidade.

Antes de comprar a máquina de secar roupa, também deve ter em conta a capacidade de carga. Em média, as secadoras existentes no mercado têm uma capacidade de carga entre sete e 10 quilos.

Concentre energias na comparação de preços. Pode poupar centenas de euros entre lojas.

Voltar ao topo

Modelos disponíveis

Existem três famílias de máquinas de secar de roupa: ventiladas, de condensação e de condensação com bomba de calor.

Modelos ventilados

Estas máquinas de secar roupa ventilam o ar quente e a humidade para o exterior através de um tubo.

Máquinas de condensação

Caracterizam-se por condensarem a humidade extraída da roupa em água. Para tal, recorrem recorrem a resistências elétricas para aquecer o ar e a um permutador arrefecido a ar para condensar a humidade, que é recolhida num reservatório ou canalizada para o esgoto.

Máquinas de condensação com bomba de calor 

Nestes equipamentos, o processo é semelhante às máquinas de secar roupa por condensação convencionais. A diferença é que utilizam um circuito frigorífico, como o dos aparelhos de ar condicionado, composto por compressor, evaporador e condensador.

Apesar de serem mais caros na compra, os modelos de condensação com bomba de calor apresentam menores consumos e menores custos de utilização. O investimento inicial superior pode ser recuperado em menores custos na fatura mensal de energia.

Voltar ao topo

Funções úteis

Algumas máquinas regulam o tempo de secagem em função do programa escolhido e, em geral, secam de modo homogéneo, mesmo quando a carga inclui peças diferentes (ganga, t-shirts e toalhas, por exemplo). Outros modelos adaptam a duração dos programas de modo automático: o mesmo programa pode ter durações diferentes, consoante a humidade inicial da roupa, por exemplo.

Os sensores dentro da secadora monitorizam a humidade da roupa e ajustam o tempo de secagem até atingir a humidade pretendida. Com a função antirrugas, no final, o tambor roda ciclicamente, para não amarrotar muito a roupa até a retirar.

No geral, as secadoras de roupa de condensação têm uma utilização intuitiva e são fáceis de usar. Nalgumas, escolher o programa é mais complicado. Limpar os filtros, o depósito da água e o condensador nem sempre é uma tarefa acessível e prática. Controle as dimensões ao milímetro, se o espaço em casa para a máquina for limitado.

Porta, tempo e reservatório de água

Verifique a abertura da porta (direção e amplitude). A porta ideal da máquina de secar roupa deve contemplar a abertura com um botão ou pega grande, sem arestas e de fácil acesso, sem exigir muita força para pessoas com mobilidade reduzida (por exemplo, quem utiliza uma cadeira de rodas).

Prefira portas que se mantenham abertas em vez das que se fecham automaticamente. A porta deve abrir a 180 graus para encher e descarregar a roupa sem dificuldade. Verifique se abre para o lado que lhe dá mais jeito ou se pode inverter o sentido. Evite modelos que exigem duas ações em simultâneo para programar, como empurrar e rodar.

Quase todos os modelos alertam na hora de limpar os filtros e quando o reservatório está cheio. Nos modelos de condensação, verifique se pode ligar a máquina diretamente ao esgoto com um tubo. Assim, não tem de esvaziar o reservatório após cada utilização. Também exige que a máquina esteja instalada junto do esgoto. Se não for o caso, deve esvaziar o reservatório. Confirme se a pega da gaveta é grande, sem arestas e que não exige muita força nem demasiada precisão para tirar e voltar a colocar.

Função útil é a indicação do tempo até acabar o programa. A possibilidade de programar o arranque diferido pode ser vantajosa se contratou tarifas elétricas bi ou tri-horárias.

Voltar ao topo

Marcas mais fiáveis

Ao comprar uma máquina de secar roupa, veja o preço, o custo de utilização e o desempenho ambiental, mas também escolha marcas fiáveis com menor risco de avarias. 

No nosso inquérito online sobre eletrodomésticos, cerca de seis em cada dez inquiridos revelaram ter uma máquina de secar roupa, embora a usem com pouca frequência: menos de uma vez por semana. Um quarto pagou mais de 500 euros pelo equipamento. Os modelos menos fiáveis são os das marcas Kunft, Hoover e Hotpoint. A função de secagem é um dos problemas para cerca de 8% dos inquiridos, sobretudo no caso das marcas Beko, Candy, Hotpoint, Samsung e Whirlpool.

Voltar ao topo

Eficiência energética

Para diminuir a pegada ecológica é essencial escolher equipamentos mais eficientes e fazer um bom uso deles e da energia. 

Para muitos consumidores, a etiqueta energética é útil e de confiança. Segundo o nosso inquérito sobre a eficiência energética, a razão para nem sempre se comprarem equipamentos eficientes é porque se pensa que são mais caros. Pelas respostas também ficou evidente que os melhores comportamentos em casa para reduzir o consumo de água, eletricidade e gás nem sempre são seguidos.

Comprar uma máquina de secar roupa mais eficiente é uma boa opção pela poupança a longo prazo que pode conseguir fazer.

Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre máquinas de secar roupa.

É preferível comprar uma máquina de lavar e secar roupa?

É sempre melhor ter os aparelhos em separado. O desempenho é melhor, a capacidade de carga é idêntica e consegue-se economizar a longo prazo. Mas tudo depende do espaço disponível em casa para acomodar os eletrodomésticos. 

O que devo evitar pôr na máquina de secar?

Existem alguns tecidos que podem estragar-se. Geralmente, as roupas têm etiquetas que indicam se a roupa pode ou não ser seca numa máquina de secar. 

Posso secar edredões na máquina?

Veja a etiqueta para confirmar como deve lavar e secar o edredão. Caso o coloque na máquina de secar roupa, selecione um ciclo longo com uma temperatura não muito alta. Vá abrindo a máquina de vez em quando e mexa no edredão para que fique mais solto. No final da secagem, estenda-o ao sol para eliminar qualquer último vestígio de humidade.
Voltar ao topo