Como testamos

Máquinas de secar roupa: como testamos

16 maio 2016
Como testamos máquinas de secar roupa

16 maio 2016
Preparámos e realizámos uma bateria de testes em laboratório para avaliar a qualidade global das máquinas de secar roupa.
Preparámos e realizámos uma bateria de testes em laboratório para avaliar a qualidade global das máquinas de secar roupa. Os nossos testes representam cenários de utilização real. Verificamos questões práticas como a capacidade de carga, a eficiência, a precisão e a qualidade de secagem, bem como o consumo elétrico por quilo de roupa, tempo de secagem, utilização dos aparelhos, ergonomia e ruído, entre outros.

Testes no laboratório

Medimos o consumo por quilo de roupa em 4 programas: algodão pronto a arrumar (roupa mais seca), com a carga completa e fixa de 3 quilos, algodão para engomar (roupa um pouco mais húmida) e tecidos delicados/sintéticos. Testamos a facilidade para esvaziar o reservatório de água e limpar os filtros.

No final de cada programa, medimos a humidade e comparamos com o valor expectável em cada ciclo. Registamos quantos minutos a máquina demora a secar cada quilo de roupa nos 4 programas. Na caça aos vincos, avaliamos dezenas de camisas, frente e costas.

Quando retiramos a roupa, esperamos que todas as peças estejam igualmente secas. Para avaliar a homogeneidade da secagem, utilizamos peças diferentes. Também verificamos se o manual de instruções é claro e completo e se a programação é intuitiva.

Apontamos ainda todas as especificações técnicas dos modelos e avaliamos pontos como a ergonomia, a facilidade de utilização e o ruído. Seguimos sempre as instruções do fabricante para utilizar os produtos. Todas as medições simulam uma utilização real.

Depois de analisar e verificar os dados dos testes, elaboramos um relatório com a avaliação, que servirá de base para a publicação nas revistas e no nosso portal.

Imprimir Enviar por e-mail