Alertas

Substância nociva presente em muitos produtos domésticos

10 março 2016
A metilisotiazolinona é um conservante, presente em produtos como detergentes, tintas e vernizes industriais, que pode provocar um aumento alarmante de casos de alergia cutânea.

10 março 2016

A Agência de Segurança Nacional de Saúde francesa (ANSES) alertou para a presença de um conservante, a metilisotiazolinona, em produtos como detergentes, tintas e vernizes industriais, que pode provocar um aumento alarmante de casos de alergia cutânea. Descubra como minimizar este dano.

A metilisotiazolinona ou MIT é usada, principalmente, pelas suas propriedades conservantes em tintas e revestimentos, detergentes, produtos industriais, cosméticos, entre outros. Mas também pode ser encontrado em vernizes, adesivos, detergentes e têxteis.

Desde 16 de julho de 2015, é proibido o uso deste conservante em produtos para a pele, como os cremes corporais ou de rosto. No entanto, pode ser usado em produtos enxaguáveis, como champôs e géis de duche, com uma concentração máxima de 0,0015 por cento. 

Esta substância é conhecida por ser um sensibilizador da pele, que provoca reações cutâneas após exposição a uma alta concentração, através de cosméticos, por exemplo, mas pode provocar uma reação mesmo que a nova exposição seja em pequena quantidade.

Devido a esta consequência para a saúde, a Agência de Segurança Nacional de Saúde francesa (ANSES) recomenda que seja obrigatório informar o público em geral e os profissionais sobre a presença desta substância em todos os produtos em que seja incluída, além dos cosméticos e detergentes para o qual já é necessária informação no rótulo.

É difícil escolher produtos de limpeza que não tenham este agente conservante. Em todo o caso, minimize o risco de exposição:

  • use luvas quando aplica um detergente multiusos;
  • enxague com água limpa as superfícies depois de as limpar com estes produtos;
  • ainda com luvas, lave bem os panos que usou na limpeza;
  • se, na sua casa, alguém apresenta sensibilidade cutânea, proceda a um enxaguamento suplementar após cada ciclo de lavagem de roupa;
  • lembre-se que a água e a ação mecânica (esfregar) é muitas vezes suficiente para limpar superfícies desengorduradas, dispensando o uso de detergente.

Imprimir Enviar por e-mail