Notícias

Samsung AddWash: as máquinas de lavar roupa estão mais espertas

28 julho 2016
O sistema AddWash, presente em algumas máquinas de lavar roupa da Samsung, permite adicionar novas peças em diferentes fases do ciclo de lavagem.

28 julho 2016
AddWash é um sistema presente nalgumas máquinas de lavar roupa da Samsung que permite adicionar novas peças em diversas fases da lavagem, enxaguamento ou centrifugação. “Basta adicionar”, diz o slogan da marca, mas detetámos algumas limitações.
Quem nunca fez uma máquina sem se esquecer de incluir algumas peças que atire a primeira meia. O AddWash da Samsung promete resolver o problema com a segunda porta, um pequeno compartimento na parte superior da porta do tambor da máquina que permite adicionar novas peças durante a lavagem, o enxaguamento ou a centrifugação.

Esta “porta extra” apresenta três grandes vantagens:
  • permite adicionar peças de roupa sem exigir o recomeço do ciclo de lavagem
  • possibilita enxaguar e centrifugar peças lavadas à mão;
  • facilita a adição de amaciador diretamente sobre as roupas a qualquer momento.
As máquinas de lavar roupa Samsung AddWash contam com um pequeno compartimento na parte superior da porta do tambor que permite adicionar novas peças durante a lavagem, o enxaguamento ou a centrifugação.

O pequeno compartimento na parte superior da porta do tambor das máquinas AddWash permite adicionar novas peças durante a lavagem, o enxaguamento ou a centrifugação.

As máquinas de lavar roupa com AddWash custam entre € 398 e € 1107 (preço variável em função da capacidade da máquina). Conheça a avaliação feita por especialistas independentes a modelos de diversas marcas no nosso teste a máquinas de lavar roupa. Utilize a função “comparar” para confrontar as características de cada máquina.

Interatividade e funcionamento
À semelhança de outros eletrodomésticos recentes, os modelos com AddWash podem ser emparelhados com smartphones Android e iOS através de uma rede Wi-fi. Uma vez feita a ligação, a atividade da máquina é monitorizada e controlada através da app para telemóvel Samsung Smart Washer.

Ao premir o botão “play/pause”, a lavagem é interrompida. Depois, basta pulsar o botão para abrir a segunda porta e adicionar peças, o que só é possível se o bloqueio para crianças estiver desativado e a temperatura do tambor for inferior a 50°C. Concluída a operação, o ciclo do programa retoma o ponto em que ficou.

O enxaguamento e a centrifugação também podem ser interrompidos, mas ambas as operações implicam reiniciar as respetivas fases. A monitorização via telemóvel ajuda a lidar com esta limitação, já que alerta o utilizador para o início de cada fase.

Inteligentes, mas limitadas
O tamanho modesto da segunda porta é uma das maiores limitações do sistema, pois não permite a inclusão de peças mais volumosas.

O ideal seria poder abrir a porta principal, algo que não é fantasioso, dada a cada vez menor quantidade de água que as máquinas atuais utilizam na lavagem. Esta porta até pode ser mais cómoda para o utilizador, mas, para peças de grande dimensão, são mais úteis as máquinas que permitem parar o ciclo de lavagem e abrir a porta do tambor.

Outra das limitações do sistema relaciona-se com o tipo de nódoas. Os tecidos muito sujos, por exemplo, devem ser sempre introduzidos logo no início da lavagem, ou durante os primeiros minutos, para não comprometer a eficácia da lavagem.

É certo que pode acrescentar detergentes tira-nódoas, mas, tal como acontece com os amaciadores, a eficiência destes produtos pode ficar reduzida (ou afetar a ação do detergente que costuma utilizar) quando não são adicionados no momento adequado. Até na melhor tecnologia cai a nódoa... E nem sempre sai com a lavagem.