Notícias

Reparadores de máquinas de lavar: setor com muitas avarias

22 agosto 2014 Arquivado

22 agosto 2014 Arquivado

Dos 29 reparadores que contactámos, 22 mereceram nota negativa. Diagnósticos errados, cobrança de peças não substituídas e ausência de fatura foram as principais falhas.

Início

Com a ajuda de um laboratório, provocámos um problema simples de solucionar em máquinas de lavar roupa: uma ficha desligada. Contactámos então 29 reparadores para que se deslocassem a casa e resolvessem a avaria. Destes, só 7 mereceram uma apreciação positiva.

Ao fim de quase 20 anos a analisar a qualidade do serviço dos reparadores de vários tipos de aparelhos, verificamos que os problemas se mantêm. É, pois, urgente uma intervenção, tanto do próprio setor como do Governo, com vista a encontrar meios para defender os consumidores.

Uma possível solução passa pela criação de mecanismos de autorregulação, por parte do setor, que leve ao afastamento dos profissionais desonestos. Revela-se ainda fundamental garantir a formação adequada dos técnicos, para melhorar a sua eficiência e a qualidade do serviço.

A cobrança de peças que não foram substituídas e a resistência em passar fatura são situações graves, que devem ser fiscalizadas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Daí termos comunicado os resultados do estudo a esta entidade, bem como à Secretaria de Estado Adjunta e da Economia, com vista a uma maior fiscalização do setor.