Notícias

Refrescar a roupa sem lavar é possível, mas não perfeito

Com o programa sensofresh, algumas máquinas de lavar da Siemens tiram a seco os cheiros mais comuns das roupas. Testámos a Siemens WM16W790ES e a função ainda não é totalmente eficaz.

31 outubro 2017
siemens senso fesh

Thinkstock

No manual de instruções, o fabricante diz que basta respeitar a carga máxima de roupa e colocar a roupa seca. Mas atenção que “não é um programa de lavagem e não remove nódoas e transpiração”. Se não tem a certeza de que o tambor está completamente seco (depende do último programa), passe-o com um pano seco e rode-o durante a operação, antes de colocar a roupa que quer refrescar.

Como testámos

Colocámos diferentes odores, como perfume, desodorizante e tabaco em algumas peças de roupa e comparámo-los com roupa pendurada ao ar livre.

A seguir, pedimos a um painel de cerca de duas dezenas de consumidores para avaliarem as peças de roupa que estiveram ao ar e as que saíram do programa “sensofresh”.

Os resultados para o “perfume” e “desodorizante” são razoáveis e o programa vale a pena. Mas é a retirar o cheiro a tabaco que o ‘sensofresh’ se revela mais eficaz quando comparado com a roupa estendida ao ar.

Neste programa, a máquina consome 0,4 litros de água, que são para a produção de vapor (é este que vai ajudar a reduzir os odores da roupa). Existem 8 regulações possíveis para manter o nível de vapor no interior do tambor.

Please fill the source and the alt text 
O programa sensofresh não remove nódoas. 
 
Please fill the source and the alt text 
Neste programa, a máquina consome 0,4 litros de água, para produzir vapor.

 

‘Sensofresh’ reduz cheiros, mas não os elimina totalmente

Quem não tem estendal ao ar livre e quer retirar rapidamente os cheiros da roupa basta colocá-la numa máquina com ‘sensofresh’. No teste à Siemens WM16W790ES verificámos que o sistema ainda não é perfeito na eliminação de todos os odores.

Pontos fortes

  • permite “refrescar” as roupas sem ter de realizar programa de lavagem;
  • pode demorar apenas 30 minutos (também pode optar por um programa mais longo);
  • consome menos eletricidade do que, em média, um programa de lavagem (só consome 0,01 kWh por cada quilo de roupa lavada).

Pontos fracos

  • Há uma redução significativa dos cheiros, mas alguma percentagem permanece.

O melhor é arejar a roupa ao ar

Arejar a roupa ao ar continua a ser a melhor opção. A máquina de lavar roupa Siemens WM16W790ES com “sensofresh” tem um bom desempenho, com uma qualidade global de 67 %, e custa entre € 798 e 1049 euros. Conheça a avaliação feita por especialistas independentes a modelos de diversas marcas no nosso teste a máquinas de lavar roupa. Utilize a função comparar para confrontar as características de cada máquina e poupar até 92 euros.


Imprimir Enviar por e-mail