Notícias

Como poupar 500 euros a lavar a roupa

A análise do ciclo de vida da máquina de lavar roupa avalia o seu impacto ambiental desde a extração das matérias-primas até ao destino final. Uma escolha eficiente vale quase 500 euros de poupança em 12 anos.

mulher a carregar máquina de lavar com roupa

iStock

É uma fortuna no orçamento da família: quase 500 euros ao fim de 12 anos é quanto pode poupar com a máquina mais eficiente e amiga do planeta, em vez de outra também boa a lavar, mas pior nos consumos. Ambas são eficientes a lavar a roupa, mas, no desempenho ambiental, ocupam os extremos.

Ver seleção de máquinas de lavar roupa

Investigação inédita do ciclo de vida das máquinas de lavar roupa

Com o nosso teste a máquinas de lavar roupa em contínuo poupa em toda a linha. No comparador, encontra as Escolhas Acertadas em tempo real, todas excelentes opções. Chegou o momento de aplicar a análise do ciclo de vida às máquinas da roupa e averiguar os impactos ambientais, desde o momento em que são extraídas as matérias-primas para produzir o equipamento até ao destino final: incineração, aterro ou reciclagem. Escolhemos cinco dos modelos mais vendidos de sete e oito quilos, a capacidade de carga mais representativa, e analisámos os seus materiais. Apurámos que a máquina-tipo pesa 65 quilos. Mais de um terço dos portugueses usam a máquina três a quatro vezes por semana e lavam por ano 1286 quilos de roupa. Ao cruzar estes dados com o consumo, é possível saber a quantidade de energia, água e detergente em pó gasta ao longo de um ano de uso, mas também da vida útil do aparelho.

Utilização da máquina da roupa tem o maior impacto ambiental

Tanto a fase da produção como a de utilização têm impactos ambientais relevantes. No dia-a-dia, o consumo de energia rouba a maior fatia, mas o peso associado ao detergente também é muito significativo, seguindo-se o consumo de água. Para demonstrar a força de uma escolha informada e consciente, selecionámos dois modelos do teste. De um lado do ringue, a Hisense WFGA10141VM, com desempenho ambiental exemplar e boa performance geral. Do outro lado, a Teka TKL1288T. Para o cálculo do desempenho ambiental, analisámos o consumo de eletricidade e de água, segundo os valores médios para os hábitos dos portugueses. Juntos, equivalem a cerca de 70% do total de impactos ambientais ao longo do ciclo de vida, sem contar com o detergente. Como depende mais do consumidor, considerámos que este impacto é igual em todas as máquinas.

Dado que os modelos em análise têm capacidades diferentes, calculámos o consumo por quilo de roupa lavada. Também contemplámos o custo médio por metro cúbico de água. Na Hisense, o consumo energético por quilo é de 0,09 quilowatts-hora (kWh), quase três vezes inferior ao valor registado pela Teka, de 0,25 kWh, sendo que o consumo de água é uma vez e meia inferior. Estes números antecipam uma diferença significativa, mas faça-se a conta para 12 anos de utilização.

Poupa mais de seis mil litros de água por ano

Agora, já é possível ter a real noção do impacto de uma escolha. Se optar pela Hisense, poupará 6,33 metros cúbicos (6329 litros) de água ao final de um ano. No ciclo de vida completo, economiza quase 76 metros cúbicos de água (cerca de 76 mil litros). Quanto ao consumo energético, calculámos uma poupança de 2240 kWh em 12 anos. Faltava saber em que se traduz a diferença ao nível ambiental e financeiro.

É impressionante o ganho na escolha de uma máquina com cinco estrelas no desempenho ambiental. Um modelo menos eficiente representa um prejuízo colossal. Em 12 anos, a poupança é de 491 euros, dos quais 420 relativos à eletricidade e 71 à água. A poupança será ainda maior nos concelhos com a água mais cara. Uma escolha inteligente vale muito dinheiro na carteira e ajuda a aliviar o planeta.

Descubra as diferenças ao fim de um e de 12 anos de utilização

As duas máquinas em confronto são eficientes na lavagem, mas, na vertente ambiental, uma conquista cinco estrelas (nota excelente) e outra apenas uma (mau desempenho). Arredondámos as contas. Ao fim de um ano, é possível poupar o ambiente em cerca de 94 quilos (kg) de CO2 equivalente, o que quatro árvores adultas conseguem absorver num ano. Com o foco nas emissões evitadas ao fim de 12 anos, o valor dispara para os 1126 kg de CO2, o correspondente ao que 51 árvores adultas têm capacidade para absorver.

Please fill the source and the alt text 
Please fill the source and the alt text 

Truques simples para proteger o ambiente ao lavar a roupa à máquina

  • Analise a política da marca sobre anos extra de garantia e a possibilidade de reparação.
  • Evite máquinas de elevada capacidade, se não tiver peças para enchê-las. Concilie capacidade com eficiência: o objetivo é ter um modelo que gaste pouca energia e pouca água.
  • Os detergentes têm grande peso na utilização. Escolha produtos eficazes a remover nódoas e com ingredientes menos nocivos para o ambiente. Não utilize detergente a mais e use a máquina com a carga completa, selecionando o programa mais adequado.
  • Antes de pôr a máquina a lavar, verifique se precisa mesmo de fazer a pré-lavagem, que pode ser dispensável. Selecione um programa adequado às necessidades.

Conhecer o portal Mais Sustentabilidade

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.