Notícias

Anticalcário: só recomendamos para águas muito duras

16 novembro 2018
anticalcario

16 novembro 2018

A vida da máquina de lavar roupa não depende de pastilhas anticalcário ou descalcificantes. Exceção: se morar numa zona onde a água tem muito calcário, use estes produtos.

A água não é muito dura na maioria das regiões do País. Por isso, não tem de gastar dinheiro com os produtos anticalcário.

Mas há regiões com água mais dura: tipicamente o Alentejo, algumas zonas do Algarve e parte da zona Oeste. Nesses locais, o calcário é mais abundante e os vestígios acabam por acumular-se nas superfícies onde circula a água quente, formando um depósito esbranquiçado de carbonato de cálcio e de carbonato de magnésio. Com o tempo, a espessura do depósito aumenta e pode entupir os tubos de circulação da máquina, sobretudo os mais finos.

Nos equipamentos onde a água é aquecida por uma resistência elétrica (máquinas de lavar, por exemplo), o depósito dificulta a troca de calor entre esta e a água. Resultado: a máquina de lavar roupa perde eficiência no consumo de energia.

Como identificar o problema

Desconfie da presença excessiva de calcário se:

  • a máquina revelar uma diminuição da capacidade de lavar bem a roupa;
  • demorar demasiado tempo no programa;
  • detetar que a água já não aquece tanto como acontecia.

Anticalcário: sim ou não?

Não usar ciclos de água muito quente - por exemplo, optar por baixas temperaturas (30 ou 40°C) - ajuda a prevenir a formação de calcário na resistência.

Apenas recomendamos utilizar produtos anticalcário se mora em regiões com água dura e recorre frequentemente a ciclos de água muito quente (60 ou 90°C).

 

Dureza da água nas regiões de Portugal

Pode contactar o distribuidor para saber o grau ou a concentração de carbonato de cálcio. 
Para saber o grau de dureza da água, veja o mapa ou contacte a entidade distribuidora de água da sua região.

 

Quando e como usar descalcificantes

Se já pouco pode fazer para prevenir a acumulação de calcário na máquina de lavar, é possível recorrer a produtos descalcificantes. Estes são eficazes ao eliminar o calcário acumulado na resistência.

  • Devem ser usados 1 a 6 vezes por ano, com a máquina vazia e idealmente com água a 60°C.
  • Se costuma lavar a roupa com detergente líquido e água a baixas temperaturas, a utilização de um descalcificante 1 a 2 vezes por ano será suficiente para eliminar o calcário acumulado na resistência.
  • Para as utilizações frequentes de detergente em pó e de água aquecida a temperaturas superiores a 40°C e apenas em regiões com água dura, é recomendável a utilização regular de um produto descalcificante.
  • Siga com atenção as instruções dos fabricantes. O uso de alguns descalcificantes requer uma paragem de 20 minutos durante o ciclo de funcionamento da máquina vazia, para que o produto atue com mais eficácia.

Soluções caseiras 

O efeito anticalcário do bicarbonato de sódio e do vinagre têm boa reputação, mas estes produtos não são alternativas eficientes.

  • Bicarbonato de sódio: é eficaz a prevenir a acumulação de calcário na resistência da máquina, mas aumenta a concentração de minerais nos tecidos. Pode escurecer a roupa e deixá-la pouco macia.
  • Vinagre: a sua acidez é contraindicada na lavagem, pois anula o efeito do detergente. Além disso, não neutraliza o efeito do cálcio e do magnésio, pelo que não é eficiente. Já enquanto descalcificante, usado com a máquina vazia, revela alguma eficiência, embora não tão satisfatória como a dos produtos específicos.

Uma das formas de impedir a formação de mau cheiro nas máquinas da roupa é deixar a porta entreaberta após a lavagem. Deste modo, também se impede a criação de bolor na borracha.

Limpar a máquina com regularidade nas partes acessíveis e no filtro pode adiar avarias. Saiba como resolver pequenos problemas da máquina da roupa antes de chamar o técnico.

Se a sua máquina não tem mesmo arranjo e precisar de comprar uma nova, compare a qualidade e o preço de vários modelos no nosso teste a máquinas de lavar roupa.

Comparar resultados e poupar

 

Exclusivo associados

Experimente já durante 2 meses por apenas €2

Além do acesso ilimitado ao portal, tem mais de 50 juristas ao seu dispor, o cartão DECO + para descontos imediatos e revistas com estudos independentes.

Se já é nosso subscritor, faça login.


Tornar-me associado