Teste a máquinas de lavar roupa

Máquinas de lavar roupa: guia de compras

Ajudamos a escolher o modelo mais adequado para si.

A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos da casa mais necessários. Conseguir uma roupa bem lavada e poupar na conta da luz e da água é possível com a máquina certa. Ajudamos a escolher a melhor máquina de lavar roupa.

Guia de compras

Principais características

Os fabricantes anunciam a maior capacidade das máquinas de lavar roupa como uma vantagem no consumo, mas só é verdade se a usar com a carga completa. A meia carga consome proporcionalmente mais água e eletricidade. Uma família com 2 a 4 pessoas reúne, em média, 3,5 kg de roupa por lavagem. Neste caso, não compensa optar por um modelo com um tambor muito grande. A capacidade habitual de carga varia entre 6 e 8 kg. A tendência dos fabricantes é aumentar: algumas máquinas já chegam aos 17 kg de roupa.

Se o espaço para a máquina for limitado, confirme as dimensões, sobretudo a largura, que varia bastante. Mas a profundidade, para cozinhas que precisam de eletrodomésticos de encastrar, também é um aspeto que não deve descurar.

Uma boa máquina de lavar roupa combina lavagem eficaz com consumos moderados. Pode não compensar gastar mais por um modelo acima de 1200 rpm, como confirmam os nossos testes a máquinas de lavar roupa

Voltar ao topo

Modelos disponíveis

Ao escolher a máquina de lavar roupa, é fundamental avaliar cuidadosamente o espaço em casa onde vai colocá-la. As máquinas mais procuradas no mercado e nas quais os fabricantes mais investem são as de carga frontal, com grande capacidade de carga de roupa e tecnologicamente mais avançadas. Dependendo da dimensão, existem três tipos de máquinas que pode encontrar na loja.

Carga superior

Nas máquinas de lavar roupa de carga superior, a roupa coloca-se pela porta existente na parte de cima da máquina. São uma boa escolha para quem tem pouco espaço disponível em casa ou para quem tem alguma dificuldade física em dobrar muito as costas para colocar ou tirar a roupa da máquina. Por norma, este tipo de modelos tem 40 cm de largura e é bem mais pequeno do que o modelo de carga frontal.

A desvantagem deste modelo é ter uma capacidade de carga mais limitada e não ter a parte de cima livre para se poder usar como superfície de suporte.

Carga frontal

A máquina de lavar roupa clássica, com a porta na parte da frente, é o modelo mais popular pela sua maior capacidade de carga (acima de 7 a 8 kg), mas também pelo desempenho. É mais volumosa do que a de carga superior: 85 cm de altura e 60 cm de largura e profundidade.

Modelo slim

Os modelos slim são definidos como máquinas de lavar que podem variar entre 40 e 46 cm de largura e que também podem chegar aos 7 kg de capacidade de carga. Também há modelos até 33 cm, mas são menos comuns e têm baixa capacidade de carga.

Voltar ao topo

Programas e funções

Algumas máquinas de lavar roupa apresentam mais de 20 programas, o que pode fazer aumentar o preço e não irá usar todos. Os programas têm temperaturas predefinidas. Mas há modelos com seletor de temperatura para ajustar em função das características da roupa. Há ciclos de lavagem que estão presentes em quase todos os modelos.

  • Eco 40-60: é um novo programa obrigatório nas máquinas de lavar roupa que serve de base para a nova etiqueta energética.
  • Ciclo algodão: certamente o mais utilizado, lava roupas de algodão a uma temperatura que pode variar entre 30 e 90°C.
  • Ciclo sintético: projetado para tecidos sintéticos.
  • Ciclo lã: especificamente dedicado à lavagem de lãs a baixa temperatura, é um programa mais delicado, com rotações por minuto (rpm) na secagem também normalmente menores.
  • Ciclo misto: adequado para lavar tecidos mistos. Atenção à temperatura que definir se quiser selecionar a que não está por defeito, de forma a não estragar os tecidos mais sensíveis a temperaturas mais elevadas e a rotações mais altas.
  • Ciclo roupa delicada: a temperatura de lavagem é entre 30-40°C e a fase de centrifugação é delicada, ideal para tecidos que se estragam mais facilmente.

Existem outros programas nos diversos modelos de máquinas de lavar roupa, como o programa para roupa colorida, para lavagem à mão ou lavagem rápida e para nódoas difíceis. Atualmente, muitas máquinas de lavar roupa também vêm equipadas com funções inteligentes como a pesagem dos quilos de roupa no tambor, a velocidade a que se deve ajustar o ciclo de centrifugação ou uma ligação wi-fi para permitir gerir o eletrodoméstico através de um tablet ou de um smartphone.

Em quase todos os modelos pode programar o arranque para a noite e usufruir da tarifa bi-horária ou mesmo tri-horária.

Verifique alguns aspetos da máquina na loja. Para uma limpeza fácil, espreite o acesso ao filtro, a simbologia dos programas, a facilidade em abrir e fechar a porta ou abrir e fechar a gaveta do detergente. Se se interessa por máquinas ditas "smart", tente perceber que funções consegue controlar, qual a mais-valia (uma vez que este tipo de máquinas é mais caro). Verifique também a marca das máquinas que tem em casa. Normalmente, a app associada a uma determinada marca pode servir igualmente todos os eletrodomésticos que tem em casa, o que lhe pode facilitar a vida.

Centrifugação

Quase todas as máquinas exibem a função "paragem de cuba cheia". Interromper a lavagem antes da centrifugação pode ser útil, por exemplo, quando não pode estender logo a roupa. Depois da última passagem por água, a roupa fica de molho. Ao dar instruções para acabar o programa, começa a centrifugação.

O número de rotações por minuto (rpm) do ciclo de centrifugação pode ser dividido em:

  • 800 rpm;
  • 1000 rpm (eram os modelos populares até há alguns anos, mas agora quase todas as grandes marcas têm modelos a partir de 1200 rpm);
  • 1200 rpm;
  • 1400 rpm (menos comum, que não aumentam muito o desempenho de centrifugação);
  • 1600 rpm (modelos mais caros, que também não aumentam muito o desempenho).

A maioria das máquinas permite regular a velocidade de centrifugação. É prático, por exemplo, no verão, quando a roupa seca depressa. Quase todas permitem desativar a centrifugação para poupar os tecidos mais delicados.

As altas velocidades de centrifugação são uma das principais causas de desgaste mecânico da máquina de lavar roupa, responsáveis pela diminuição da vida útil do eletrodoméstico. A velocidade de centrifugação afeta apenas a quantidade de água retirada da roupa no final da lavagem.

Do ponto de vista da eficácia da lavagem e do enxaguamento, mesmo os modelos de 1000 rpm podem garantir resultados satisfatórios. 

Enxaguamento e temperatura

O enxaguamento é o ponto fraco de grande parte das máquinas de lavar roupa do mercado, especialmente na tentativa de apresentarem o menor consumo de água possível. Usar menos detergente ajuda a melhorar o enxaguamento, mas isso vai depender muito do tipo de nódoa a remover. A maioria dos modelos tem a função de enxaguamento extra para ser adicionada ao ciclo de lavagem normal. Esta opção serve para retirar melhor os resíduos de detergente e é útil se tiver a pele sensível. Mas gasta mais água e eletricidade.

O programa de lavagem intensiva é indicado para roupa muito suja. Para roupa pouco suja, só para retirar a transpiração ou refrescar a roupa, prefira o programa curto e temperaturas abaixo dos 30ºC.

Voltar ao topo

Mobilidade reduzida

Poucos eletrodomésticos são práticos, intuitivos e adaptados a utilizadores com problemas visuais e mobilidade reduzida. Revelamos o que faz a diferença na escolha de um eletrodoméstico.

A porta ideal deve contemplar a abertura com um botão ou pega grande, sem arestas, e de fácil acesso sem exigir muita força, para quem utiliza uma cadeira de rodas. Prefira portas que se mantêm abertas em vez de se fecharem automaticamente. A porta deve abrir a 180º para encher e descarregar a roupa sem dificuldade. Verifique se abre para o lado que lhe dá mais jeito ou se pode inverter o sentido da abertura.

Evite aparelhos que exigem duas ações em simultâneo para programar, como empurrar e rodar.

A gaveta do detergente deve ter uma pega grande e sem arestas. Os compartimentos devem ser suficientemente grandes, para não perder detergente, sobretudo se tem mãos que tremem. Para facilitar a limpeza, a gaveta deve ser fácil de tirar e voltar a colocar, sem grande esforço.

Existem máquinas com botões rotativos e/ou que se empurram. Os comandos rotativos devem ser grandes, mecânicos e com bastante espaço entre cada programa para não selecionar a função errada por engano. Os botões devem ter um bom relevo e não exigir muita força. Evite os botões minúsculos que requerem a utilização de um só dedo e muita precisão.

A manutenção do filtro pode não ser fácil. Tirar e voltar a colocá-lo pode exigir alguma força. Opte por filtros com uma tampa larga e fácil de agarrar. Alguns modelos trazem um tubo, prático para recuperar a água que escorre ao abrir.

Voltar ao topo

Eficiência energética

Os equipamentos com melhor classe energética, à partida, apresentam consumos anuais mais baixos. Os nossos testes dão-lhe uma visão mais realista do consumo. Verifique este aspeto no nosso comparador, até porque existem grandes diferenças entre modelos.

Escolha uma máquina de lavar roupa com o nosso título de Escolha Acertada. Desta forma, vai estar não só a comprar uma boa máquina como a poupar no momento da compra e na conta de eletricidade e de água.

Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre máquinas de lavar roupa.

O que é o "inverter" numa máquina da roupa?

As máquinas de lavar roupa tradicionais utilizam o movimento das escovas para o motor. As máquinas com um motor "inverter" utilizam uma tecnologia em que o motor não tem escovas e funciona através de indução magnética. Este tipo de motor tem um funcionamento mais silencioso, consome menos e, em princípio, a durabilidade da máquina é maior.

Como limpar a máquina de lavar roupa?

A gaveta do detergente, a borracha da porta e o filtro precisam de uma limpeza regular. Limpe a gaveta com um pano húmido em água e detergente de lavar a loiça à mão. Para áreas de difícil acesso, use uma escova de dentes antiga. Faça o mesmo no interior da borracha da porta. Para limpar o filtro, retire-o e lave-o à torneira. E limpe-o quando a máquina não efetuar o enxaguamento. 
Voltar ao topo