Dicas

Máquinas de lavar roupa portáteis não recomendadas

As máquinas de lavar roupa portáteis não são aconselhadas, devido ao custo e desempenho. Conheça as alternativas.

19 maio 2022
Máquina de lavar roupa portátil

iStock

Já desejou uma máquina de lavar roupa portátil, porque vai de férias, acampar durante um longo período de tempo, ou por morar numa casa com espaço limitado? A verdade é que não recomendamos estes aparelhos. Nalguns casos, pode ser suficiente ter apenas um alguidar, sabão para lavar a roupa e um estendal.

Comparar máquinas de lavar roupa

Como funcionam as máquinas de lavar roupa portáteis

Em regra, o desempenho deixa muito a desejar e o custo não compensa. Não existe um modelo melhor do que o outro, pois as diferenças são baseadas nos sistemas de funcionamento e nenhum é totalmente eficaz. Que tipo de produtos existem?

  • Sistemas de ultrassom: são dispositivos que se colocam num alguidar ou num balde. Não são recomendáveis para a lavagem da roupa, pois a limpeza ultrassónica é, geralmente, adequada para objetos ou superfícies sólidas, mas não para têxteis.
  • Produtos UV: pretendem higienizar mas, para que o UV seja eficaz, têm de agir num determinado período de tempo com energias definidas e, muitas vezes, a sua eficácia nos tecidos é quase nula. Podem, ainda, causar descoloração superficial. Ou seja, não há vantagem em adicionar radiação UV. O desempenho da lavagem relacionado apenas com o movimento da rotação é muito menor do que uma lavagem manual.

Como não recomendamos a compra de máquinas de lavar roupa portáteis ou de acampamento, não é possível indicar qual destes sistemas é o melhor. Siga as dicas sobre tudo o que precisa para uma lavagem manual e eficaz da roupa.

Como lavar a roupa sem uma máquina portátil

A lavagem da roupa pode ser conseguida com alguns itens básicos que já possa ter em casa. Os produtos de que precisa:

  • alguidar ou balde, de 5 litros, pelo menos;
  • sabão sólido;
  • escova de roupa (opcional);
  • corda de estendal plastificada;
  • molas da roupa.

Mergulhe a roupa em água, no alguidar, e trate as nódoas com o sabão sólido. Nesta fase, pode utilizar a escova para as manchas mais persistentes. Esfregue bem até que toda a sujidade seja removida. Passe a roupa toda por água limpa.

Após a lavagem, deve estender a roupa e deixá-la secar. Tente esticar a roupa ao máximo no estendal para que, depois de secar, esteja pronta a vestir e com poucos vincos.

No local onde estende a roupa, o ideal é ter fios altos para que até calças compridas possam ser esticadas na lateral da perna. Evite que fiquem pela altura da cabeça pois pode ser perigoso para quem passa. 

Se está a usar um espaço comum, como um parque de campismo, verifique com a organização se há áreas comuns dedicadas ou cabides utilizáveis. Certifique-se de que tem uma corda plastificada para evitar manchas de ferrugem. Pela mesma razão, verifique também o estado das molas da roupa.

Quais as vantagens de usar sabão sólido?

O sabão sólido pode ter mais vantagens do que um sabão em pó:

  • economiza espaço;
  • tem um impacto ambiental reduzido;
  • envelhece mais lentamente e, consequentemente, pode reutilizá-lo nas férias seguintes;
  • não congela, caso esteja acampado numa altitude elevada ou no inverno.

Se optar por um frasco de sabão em pó e este congelar, pode resolver o problema ao adicionar um pouco de água quente na parte vazia do recipiente e depois utilizar a água com sabão para lavar a roupa. 

Mas o sabão sólido é a melhor solução se tiver de lavar poucas peças de cada vez ou se só puder lavar à mão. Pode ser doseado corretamente, esfregando as manchas, é um excelente removedor de nódoas e não danifica as peças de roupa.

Se, por outro lado, o parque de campismo tem uma lavandaria com máquinas de lavar, pode ser útil ter algumas doses de detergente para quando decidir lavar uma grande quantidade de roupa. Alguns acampamentos podem ter máquinas de lavar roupa self-service de dose única ou pode levar uma bola de dosagem e algumas doses do seu detergente líquido universal. 

Para três lavagens, por exemplo, 150 mililitros de detergente devem ser suficientes e podem ser transportados num frasco compacto. Lembre-se de o rotular bem para que seja facilmente reconhecível por quem o encontrar. Não recomendamos que leve doses únicas de cápsulas, pois, em más condições de armazenamento, o filme solúvel em água pode dissolver-se e tornar o produto inutilizável.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.