Dicas

Máquinas de lavar roupa: escolher bem, usar melhor

23 junho 2015

23 junho 2015

Saiba descodificar a etiqueta energética, escolher o tambor em função das necessidades e usar corretamente os programas.

Início

Escolher a máquina de lavar roupa pode ser um desafio, perante a variedade existente no mercado. É preciso considerar o preço, o local onde a vai colocar, a capacidades do tambor, os programas que mais lhe convêm e a etiqueta energética, entre outros fatores. Além disso, uma boa utilização ajuda a poupar água, eletricidade e detergente. Passo a passo, explicamos o que precisa saber sobre máquinas de lavar roupa. 

Na corrida pelas lojas, o mesmo modelo apresenta diferenças de 300 euros. Vale a pena consultar o nosso teste a máquinas de lavar roupa para comparar preços, características e descobrir a loja mais em conta.

Carregamento frontal ou superior
Existem 2 formas de colocar a roupa na máquina: pela parte de cima ou da frente. A escolha depende, sobretudo, do espaço disponível em casa.

Os modelos com porta frontal são maiores, mais fáceis de carregar e de instalar. No entanto, são mais largos (têm cerca de 60 centímetros) do que as máquinas com porta superior (40 ou 45 centímetros de largura).

Confirme se a máquina tem as dimensões adequadas ao espaço. Os modelos de carregamento superior precisam até 130 centímetros para levantar a tampa.
Confirme se a máquina tem as dimensões adequadas ao espaço. Os modelos de carregamento superior precisam até 130 centímetros para levantar a tampa.
Capacidade adequada do tambor
Os fabricantes afirmam que uma máquina com grande capacidade é mais vantajosa, pois poupa água, eletricidade e detergente. Isso só é verdade se fizer lavagens com a carga completa ou se o modelo incluir uma função de regulação eletrónica da capacidade. Nesse caso, o consumo será automaticamente adaptado à carga colocada no tambor. Na ausência dessa função, a meia carga consumirá proporcionalmente mais água e eletricidade.

Uma pessoa que viva sozinha fica bem servida com um tambor entre 3 e 5 quilos. A partir de 2 pessoas, recomenda-se um modelo com capacidade para 5 quilos. Os casais com filhos devem optar por tambores um pouco maiores, com 6 ou 7 quilos. Já o mais adequado para uma família com mais de 5 pessoas é uma máquina para 8 a 10 quilos de roupa.

Também é importante ponderar a frequência das lavagens. Se lava roupa muitas vezes, um tambor com boa capacidade é melhor do que um pequeno, pois poderá lavar muitas peças de uma só vez, poupando água, eletricidade e detergente.


Imprimir Enviar por e-mail