Dicas

Máquina de lavar roupa: uso ecológico

31 agosto 2013
maquina de lavar roupa

31 agosto 2013

Para baixar o consumo, prefira os programas de baixas temperaturas e evite recorrer à meia-carga. Aposte em produtos concentrados e respeite a dose aconselhada pelo fabricante.

Reduza o consumo da máquina de lavar roupa com gestos simples. Lavar a 40ºC ou menos é suficiente. Espere até ter uma carga completa. Assim, poupa 55% nos gastos em luz e em água deste aparelho. Não vale a pena usar mais detergente do que o recomendado e evite recorrer a amaciadores, pelo menos de forma sistemática. Estes só são úteis para a roupa de algodão.

Se está a pensar trocar a sua máquina, procure um modelo poupado. Esta informação consta na etiqueta energética: um aparelho de classe A (muito bom) consome menos 70% de energia do que a média das máquinas idênticos. Se pertencer à classe G (mau), sabe-se que gasta mais 35% do que a média. Para escolher os mais eficientes, baseie-se na informação dos nossos testes comparativos, que publicamos regularmente.

Certifique-se de que a capacidade de carga se ajusta às necessidades da sua casa. Uma máquina com 8 kg de capacidade, por exemplo, apenas será interessante para uma família que lave muita roupa. Prefira modelos com uma velocidade de centrifugação superior a 800 rotações por minuto (800 rpm). A roupa sairá com menos água e secará mais rapidamente, o que é muito importante caso utilize o secador de roupa a seguir.

Avariou?
Se a sua máquina tem uma avaria, verifique se o arranjo é vantajoso antes de substituí-la por outra. Esta opção pode não compensar se o aparelho for já antigo, dado que consome muita água e energia.

Vai desfazer-se de uma máquina que ainda funciona ou que tem uma pequena avaria? Lembre-se de que há organizações de caridade que fazem recolha e distribuição junto de famílias carenciadas. Pode também recorrer aos ecocentros e centros de receção para depositar os seus eletrodomésticos velhos.

Na compra de uma nova, lembre-se de que os comerciantes são obrigados a ficar com a velha e a encaminhá-la para desmantelamento e reciclagem. Além disso, não lhe podem pedir dinheiro em troca deste serviço.

Imprimir Enviar por e-mail