Dicas

Lavar a roupa: dicas para prolongar a vida dos tecidos

18 junho 2015

18 junho 2015

Escolher a carga correta, separar por cores e adequar a temperatura ao tecido e à sujidade são gestos simples que ajudam a poupar a roupa.

Nódoas e branqueamento

  • Em caso de nódoas persistentes ou difíceis, faça o pré-tratamento antes de lavar.
  • Se usar um tira-nódoas específico, escolha um suave, com enzimas e sem efeitos de branqueamento. Para os produtos generalistas, que funcionam como aditivos, prefira as versões em spray ou em gel, que se aplicam diretamente na mancha, em vez das que se colocam no compartimento da máquina, para evitar desperdiçar produto em tecidos pouco sujos.
  • Para atacar nódoas de café, tomate, molhos, relva e vinho, deixe a roupa de molho em água morna com um pouco de água oxigenada. Também pode colocar numa solução diluída de perborato de sódio em água, à venda em drogarias.
  • Para nódoas em roupa branca que persistem após a lavagem, aplique sabão neutro (do tipo marselha) e deixe o sol atuar.
Quando e como branquear
O branqueamento ajuda a restituir o aspeto original de muitos tecidos e remove diversos tipos de nódoas. Pode ser feito usando a lixívia tradicional (hipoclorito de sódio) ou a chamada lixívia delicada, à base de oxigénio ativo. Os branqueadores convertem a sujidade em partículas incolores e solúveis, que são facilmente removidas pelos detergentes e rejeitadas na água de lavagem.
  • Antes de começar, verifique se as indicações da etiqueta têxtil permitem fazer o branqueamento. Em caso de dúvida, experimente numa zona escondida (com um cotonete, aplique a solução numa costura interior).
  • A lixívia tradicional é o branqueador mais potente, sendo também um desinfetante. Funciona bem em tecidos brancos e nódoas oxidáveis (vegetais, essencialmente), mas não deve ser usada em lãs ou sedas. Antes de aplicá-la, dilua conforme as instruções apresentadas no rótulo da embalagem.
  • O branqueamento com oxigénio é mais suave, pois não ataca as cores. Pode ser usado em quase todos os tecidos laváveis. É uma boa opção para manter a brancura, mas não para restaurá-la. Funciona melhor quando a água está entre o morno e o quente. Nunca coloque produtos de branqueamento em pó diretamente sobre a roupa molhada.
  • Para remover as nódoas, coloque a área manchada da roupa numa zona plana. Certifique-se de que a restante peça não será afetada. Trabalhe a partir do exterior da mancha e lave com água fria quando for removida.
  • Se vai branquear várias peças numa carga de máquina, leia o rótulo do branqueador para determinar a quantidade a aplicar. No manual da sua máquina, verifique se deve adicionar o produto no tambor ou num compartimento específico da gaveta do detergente. A lixívia tradicional é adicionada em separado, para não destruir as enzimas e os branqueadores óticos do detergente.