Dicas

Lavar a roupa: dicas para prolongar a vida dos tecidos

18 junho 2015

Escolher a carga correta, separar por cores e adequar a temperatura ao tecido e à sujidade são gestos simples que ajudam a poupar a roupa.

Lã e roupa delicada

  • A roupa de lã e certos tecidos delicados, como a seda, devem ser lavados com um detergente menos agressivo, para poupar as fibras. Embora os produtos testados protejam tecidos e cores, são pouco eficazes a retirar as nódoas. A composição da maioria é um atentado ao ambiente, devido à quantidade de ingredientes indesejáveis.
  • Dada a baixa eficácia a remover sujidade, trate as manchas antes de colocar a roupa na máquina. Para tal, aplique um pouco de detergente para roupa delicada na nódoa e esfregue.
  • Para não prejudicar tanto o ambiente, determine a dose com base nas indicações da embalagem, dureza da água da sua região e grau de sujidade da roupa. Se os resultados forem satisfatórios, experimente reduzi-la e verifique se a limpeza final se mantém.
  • Antes de pôr a roupa para lavar, certifique-se de que é mesmo necessário fazê-lo. Por vezes, só se vestiu a peça durante poucas horas e não está suja. Demasiadas lavagens danificam os tecidos e prejudicam o ambiente.