Dicas

Lavar a roupa: dicas para prolongar a vida dos tecidos

18 junho 2015

18 junho 2015

Escolher a carga correta, separar por cores e adequar a temperatura ao tecido e à sujidade são gestos simples que ajudam a poupar a roupa.

Início

Alguns gestos simples permitem lavar a roupa de forma eficaz e eliminar nódoas sem estragar os tecidos. Saiba como separar as peças, quando fazer a pré-lavagem e como é feito o branqueamento. Descubra o melhor detergente para roupa ao preço mais barato no nosso teste.

Respeite a carga
  • Não sobrecarregue a máquina. As roupas ficarão mais limpas se se moverem livremente dentro do tambor. A carga máxima indicada na máquina aplica-se à roupa de algodão. Se quiser lavar tecidos sintéticos, considere metade da quantidade indicada. 
  • Para verificar se não está a ultrapassar a carga máxima, coloque a mão no topo da roupa e veja se encontra resistência. Em caso afirmativo, retire algumas peças. 
  • Ao preparar uma carga de roupa, misture peças pequenas e grandes. Isso permite que a roupa se movimente à vontade, resultando numa melhor lavagem. Evite lavar apenas peças grandes (por exemplo, os lençóis), para não se enrolarem umas nas outras.
  • Antes de colocar a roupa na máquina, esvazie os bolsos, aperte os fechos de correr ou as fitas de velcro. Vire as peças do avesso, especialmente as que têm aplicações ou estampagens e as meias. Lave os artigos delicados num saco de rede próprio para o efeito. 
  • As etiquetas têxteis indicam o tratamento máximo que a peça aguenta. Lavar a temperaturas mais baixas do que a indicada é sempre possível.
  • As peças de roupa com a indicação "prensagem permanente” ou "easy care" devem ser lavadas num ciclo moderado. Reduza a carga de lavagem e a velocidade de centrifugação, para evitar que a roupa fique enrugada.
  • Para a roupa pouco suja e sem nódoas, use programas curtos, com água fria e metade da dose de detergente.