Dicas

Detergentes para roupa: solução em pó

07 janeiro 2015

07 janeiro 2015

Não use mais do que a dose recomendada de detergente para proteger as cores e evitar vestígios na roupa. O melhor produto em pó é também dos mais baratos.

Muitos consumidores já trocaram as grandes e pesadas embalagens de cartão com detergente em pó por versões em cápsulas e líquidas concentradas, que temos testado nos últimos anos. Mas os detergentes em pó continuam a ser interessantes, com bons desempenhos ou até superiores a eliminar as nódoas difíceis.

Sujidades tão frequentes como gordura, sangue, chocolate ou vinho desaparecem sem dificuldade com a maioria dos produtos em pó. Se deseja uma brancura total, são também bons, na globalidade. O mesmo não se aplica na proteção das cores. É o grande ponto fraco das versões em pó. Regra geral, os detergentes líquidos são mais respeitadores das cores, mas menos agressivos contra a sujidade.

Mas pode sempre minimizar os danos. Vire as peças escuras do avesso e use a dose recomendada de detergente. Pode optar por usar as duas versões e escolher a mais adequada em função dos tecidos: em líquido para as cores vivas e em pó para roupa mais clara ou branca.

Ataque rápido a nódoas difíceis

  • Faça um pré-tratamento antes de colocar a roupa na máquina. Se usar um tira-nódoas específico, escolha um suave, com enzimas e sem efeitos de branqueamento. Prefira as versões em spray ou gel que se aplicam na mancha.
  • Para atacar nódoas de café, tomate, molhos, relva e vinho, deixe a roupa de molho em água morna com um pouco de água oxigenada ou numa solução diluída de perborato de sódio em água, à venda em drogarias.
  • Lave as peças coloridas à parte e do avesso. Nas primeiras lavagens, para evitar que desbotem, poderá juntar meia chávena de sal no tambor da máquina. Em alternativa, use detergente líquido, mais suave para as cores vivas.
  • Para nódoas em roupa branca que persistem após a lavagem, aplique sabão neutro e deixe o sol atuar.

Lavar sem desperdiçar

  • Pode fazer grandes poupanças ao optar por uma máquina de lavar económica e seguir bons gestos, como lavar cargas completas com programas curtos e a baixa temperatura. Os detergentes são eficazes a 30ºC se fizer um pré-tratamento à mão das nódoas difíceis.
  • O detergente em pó é vendido em embalagens de cartão, mais fáceis de reciclar do que o plástico. Contudo, algumas marcas poderiam desenvolver detergentes mais concentrados: além de mais práticos, têm melhor desempenho ambiental.
  • A composição inclui uma grande variedade de substâncias químicas com um papel na ação de limpeza. Encontrar os ingredientes eficazes e que não comprometam a saúde nem alterem os ecossistemas não é tarefa fácil mas, ainda assim, possível. Alguns tensioativos, como o dodecilbenzeno sulfonato de sódio, e agentes de branqueamento ótico, por exemplo, são agressivos para o ambiente. E os nossos testes provam que é possível obter fórmulas eficazes sem abusar destes químicos perigosos.
  • Para não exagerar na dose de detergente, siga as indicações do rótulo. Água com mais calcário ou roupa mais suja obrigam a usar mais detergente.