Dicas

Detergente para roupa: em pó ou líquido, acerte na utilização

16 junho 2015 Arquivado

Arquivado

Qual o melhor detergente: em pó ou líquido? Posso confiar nas doses recomendadas? Os ciclos frios resultam mesmo? Respondemos às suas dúvidas sobre detergentes para a roupa.

Tipo de roupas, doses e ciclos de lavagem

O detergente deve ser escolhido em função do tipo de tecido. As lãs e as sedas, por exemplo, exigem produtos mais delicados do que os lençóis ou os panos de cozinha, pois os tecidos têm composições diferentes. Se puder, opte por ter em casa 2 variedades:
  • uma para roupa normal (é indiferente ser em líquido ou em pó) que, por conter agentes de branqueamento e enzimas, é eficaz na remoção de nódoas;
  • outra para lã e roupa delicada (como seda), em formato líquido, que não contém enzimas nem agentes alcalinos, responsáveis pela formação de borbotos. Se a roupa tiver nódoas, prefira usar este detergente para lavar a roupa à mão, uma vez que, na máquina, é menos eficaz. 

Os detergentes para máquina também podem ser usados na lavagem manual, desde que a quantidade seja adaptada às instruções. Mas nunca faça o contrário, pois o detergente manual produziria demasiada espuma no tambor da máquina.

Confie nas doses recomendadas e nos ciclos frios
Alguns detergentes têm um bom comportamento numa dada quantidade, mas tornam-se agressivos quando usados em doses superiores. Para conseguir uma lavagem eficaz, respeite as indicações da embalagem. Tenha em conta a capacidade da máquina, a dureza da água no local onde vive e o grau de sujidade da roupa. Os produtos concentrados são eficazes, não caia na tentação de usar mais do que o necessário.

Quando a roupa está apenas suja (não tem nódoas nem está encardida), pode usar metade da dose recomendada sem prejudicar a eficácia da lavagem: a ação conjunta da água e do movimento do tambor farão o restante trabalho. As fórmulas dos detergentes evoluíram e, hoje, a maioria já assegura bons resultados mesmo em ciclos frios.

Detergente no sítio certo
Para as lavagens do dia-a-dia, siga as nossas dicas.

  • Detergente em pó: use o copo-medida e coloque a dose adequada na gaveta do detergente, segundo as instruções da embalagem. Não exceda a dose recomendada pelo fabricante.
  • Tabletes: introduza o número de tabletes adequado na gaveta do detergente. Caso não possa usar a gaveta, coloque as tabletes no fundo do tambor, antes de introduzir a roupa.
  • Detergente líquido e gel: a dose recomendada na embalagem deve ser colocada na bola doseadora, que vai diretamente para o tambor, sobre a roupa.
  • Cápsulas com detergente líquido: coloque-as no fundo do tambor, antes de introduzir a roupa.