Dicas

Detergente para roupa: em pó ou líquido, acerte na utilização

16 junho 2015 Arquivado

Arquivado

Qual o melhor detergente: em pó ou líquido? Posso confiar nas doses recomendadas? Os ciclos frios resultam mesmo? Respondemos às suas dúvidas sobre detergentes para a roupa.

Poupar dinheiro e o ambiente

Pode conseguir grandes poupanças se escolher uma máquina de lavar roupa económica

Sempre que possível, faça cargas completas com programas curtos e a baixa temperatura. 

Para não exagerar na dose de detergente, siga as indicações do rótulo. Água com mais calcário ou roupa mais suja obrigam a usar mais produto.

O detergente em pó é vendido em embalagens de cartão, mais fáceis de reciclar do que o plástico. Contudo, algumas marcas poderiam desenvolver produtos mais concentrados, mais práticos e com melhor desempenho ambiental.

A composição dos detergentes inclui várias substâncias químicas que desempenham um papel ativo na ação de limpeza. Apesar de nem sempre ser fácil, é possível encontrar ingredientes eficazes, que não comprometem a saúde nem alteram os ecossistemas. Alguns tensioativos (como o dodecilbenzeno sulfonato de sódio) e agentes de branqueamento ótico são agressivos para o ambiente. Além disso, os nossos testes provam que é possível obter fórmulas eficazes sem abusar destes químicos perigosos.