Dicas

Detergente para roupa: em pó ou líquido, acerte na utilização

16 junho 2015 Arquivado

Arquivado

Qual o melhor detergente: em pó ou líquido? Posso confiar nas doses recomendadas? Os ciclos frios resultam mesmo? Respondemos às suas dúvidas sobre detergentes para a roupa.

Perguntas mais comuns

Como evitar que o detergente fique colado ou em “pedra”?
Deve guardá-lo em local seco e manter a embalagem bem fechada. Evite comprar embalagens que não consiga gastar em 2 meses, pois certamente irá formar um bloco, além de perder alguma eficácia com o passar do tempo. Se a gaveta estiver molhada, o detergente vai agarrar-se às paredes e também será mais difícil desfazer o bloco, sobretudo se a máquina não for logo ligada.

Como evitar que a roupa saia da máquina com vestígios de pó?
Não coloque demasiada roupa no tambor da máquina, pois estará a impedir a correta dissolução do detergente. Para verificar se não está a ultrapassar a carga máxima, coloque a mão no topo da roupa e veja se encontra resistência.

Deve usar-se um detergente diferente para as roupas escuras?
Não é absolutamente necessário ter um detergente específico para este fim, pois muitos detergentes ditos “universais” (para todo o tipo de roupa) apresentam bons resultados na proteção das cores, sejam elas cores fortes claras ou mesmo escuras. Mas terá sempre maior garantia de proteção da cor escura se optar por fórmulas líquidas.

É expectável que o detergente remova todas as nódoas?
Nenhum detergente remove totalmente todo o tipo de nódoas. Por isso, aconselhamos que a sujidade mais difícil seja tratada antes de colocar a roupa na máquina. Pode esfregar a nódoa com detergente para loiça, com um produto específico para pré-tratamento, com um pouco de detergente líquido para roupa ou com um tira-nódoas apropriado para aquela sujidade.