Dicas

Como tirar a mancha de protetor solar da roupa

A nódoa de protetor solar não sai da roupa de forma fácil. Conheça alguns truques e descubra os melhores detergentes para limpar os tecidos. Saiba ainda se há solução para as manchas de desodorizante.

07 julho 2022
sugestões para tirar manchas de protetor solar da roupa

iStock

Cuidado indispensável para a pele, os protetores solares são uma verdadeira dor de cabeça para quem trata da roupa. Quando não são devidamente espalhados no corpo, ou se inadvertidamente a embalagem verter sobre os tecidos, levam ao aparecimento de nódoas ou manchas difíceis de remover. Veja como eliminá-las e devolver aos tecidos a sua cor original.

Como eliminar nódoas de protetor solar

Se uma peça de roupa ficar manchada com protetor solar, experimente limpar a zona afetada com detergente manual para loiça. Este é o tipo de detergente mais concentrado em tensioativos e, por isso, o que tem maior probabilidade de sucesso em manchas de gordura. Esfregue bem, se o tecido assim permitir. Depois lave normalmente, em função das indicações da etiqueta.

Corar ao sol também pode ajudar a eliminar este tipo de mancha, mas só se aplica a tecidos brancos, não de cor.

Cloro, sal e protetores solares podem danificar os tecidos

Se forem deixados demasiado tempo em contacto com os tecidos, o cloro e o sal podem danificá-los. Depois de ir à piscina ou ao mar, tenha o cuidado de enxaguar e secar bem os fatos de banho e biquínis. Faça-o, se possível, imediatamente depois de dar um mergulho, por exemplo, passando o corpo por água num duche.

Para garantir a manutenção dos tecidos, é fundamental remover o cloro e o sal, mas também quaisquer produtos bronzeadores ou protetores solares. Lave as peças de acordo com o material. Em caso de dúvida, consulte a etiqueta e siga as instruções.

Tenha especial atenção antes de guardar as peças, para evitar guardá-las manchadas ou com humidade. Aliás, deixar um fato de banho húmido, num saco de plástico, durante um período longo (uma tarde, por exemplo) pode prejudicar a elasticidade dos tecidos e originar mau cheiro.

Se pratica natação com frequência, lave o fato de banho regularmente (pode fazê-lo na máquina). Esprema-o sem torcer, para que não se estrague, e nunca o seque na máquina ou no radiador.

Manchas de desodorizante? Há pouco a fazer

Para evitar as manchas ou as nódoas resultantes do contacto de perfumes e desodorizantes com os tecidos, o ideal é aplicá-los antecipadamente e deixá-los secar. Para os mais impacientes, não só não há forma de evitar as manchas como, em muitos casos, elas não desaparecem. No caso dos desodorizantes, por exemplo, alguns ingredientes presentes neste tipo de produtos, como o alumínio, acabam por se entranhar nas fibras e nunca saem. Com o passar do tempo, a aglomeração destes pigmentos deixa uma mancha cada vez maior nos tecidos – que ficam mais rijos –, algo que é comum, por exemplo, na zona das axilas. Não há forma de eliminar este tipo de marca dos tecidos.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.