Dicas

Como limpar a máquina de lavar roupa

O desempenho da máquina de lavar roupa pode ficar comprometido se a máquina não for limpa de vez em quando. Como limpar e que produtos usar? Veja as nossas dicas.

Limpar máquina de lavar roupa

iStock

Para manter a máquina de lavar roupa a funcionar bem, é importante assegurar que, pelo menos, as partes acessíveis são limpas regularmente e permanecem sem calcário. Há três etapas importantes para a limpeza: fazer a manutenção das peças, evitar o calcário e eliminar a formação de bolor. Saiba o que fazer em cada etapa.

Fazer uma manutenção regular das peças da máquina

O primeiro passo para manter o desempenho da máquina de lavar roupa é tentar que as peças continuem a funcionar sem problemas. Este cuidado passa por uma limpeza à gaveta do detergente, ao filtro e à porta. Há pequenas reparações que consegue fazer em casa, outras para as quais terá de chamar um técnico.

Prevenir ou eliminar o calcário

Quando a água é aquecida, o cálcio e o magnésio que esta contém cristalizam-se em contacto com o oxigénio e formam carbonato de cálcio e magnésio, ou seja, o calcário. Este deposita-se, por exemplo, na resistência da máquina de lavar. Dependendo da dureza da água, do tipo de detergente e do programa de lavagem (quente ou frio), a camada de calcário engrossa e, ao longo do tempo, vai reduzindo o funcionamento da máquina, que pode mesmo deixar de funcionar.

A dureza da água é um indicador do nível de calcário. Quanto mais calcário tem, mais "dura" é a água. Usar um detergente e um anticalcário nas lavagens evita que o calcário se deposite na máquina. A utilização de um anticalcário permite reduzir a dose útil de detergente, pois torna a água mais macia. Assim, pode utilizar a dose de detergente indicada para águas menos duras. Use este método de prevenção de calcário se a água da sua casa é "dura", se usa principalmente detergente em pó e se lava a roupa a 40°C ou mais.

Também pode usar um descalcificador para agir sobre o calcário acumulado ao longo dos meses ou anos. Estes produtos são usados de forma diferente do anticalcário preventivo, e com menos frequência. Ao usá-los, deve pôr a máquina a lavar sem roupa. Na maioria das vezes, um ciclo curto é suficiente. Se a água na sua casa for moderadamente dura e lavar a roupa de vez em quando a mais de 40°C e com detergente em pó, recomenda-se a descalcificação de seis em seis meses. Caso contrário, recomenda-se uma utilização menos frequente: com água suave, detergente líquido e lavagem sempre a baixa temperatura, é inútil repetir a operação todos os anos.

Vinagre ou bicarbonato?

Existem outras soluções, caseiras, contra o calcário. Mas serão mesmo eficazes? O vinagre é conhecido pela sua ação desincrustante. Com um pouco de vinagre branco, é possível eliminar alguma parte do calcário, dependendo da gravidade da incrustação calcária. Quanto menos diluído estiver, são maiores as probablidades na remoção do calcário. No entanto, não aconselhamos esta solução. Mesmo assim, caso opte por este método, deve pôr a máquina a lavar sem roupa e sem detergente, só mesmo com o vinagre. O bicarbonato de sódio é, muitas vezes, usado para amolecer a água e remover nódoas de gordura. Juntá-lo a cada lavagem é útil na prevenção de depósitos de calcário na resistência, mas pode ter efeitos adversos nos tecidos, dando-lhes alguma coloração. Assim sendo, também não recomendamos o bicarbonato de sódio como produto anticalcário.

Eliminar o bolor

O terceiro e último passo de limpeza consiste em eliminar o cotão e os resíduos de detergentes, bem como os micro-organismos que se formam em determinados locais, alguns inacessíveis da máquina de lavar roupa.

Depois da lavagem, a roupa sai da máquina com manchas pretas e a cheirar mal? Significa que terá de limpar a máquina de resíduos, como cotão ou detergente, e micro-organismos (bactérias, fungos) que ali se instalaram. O bolor tornou-se um problema devido a mudanças recentes nos hábitos de lavagem:

  • as máquinas de lavar usam menos água do que antes para economizar água e energia. Menos água significa menos enxaguamento, logo, os resíduos não são todos completamente eliminados;
  • as temperaturas de lavagem são mais baixas também para poupar energia. Lavar a 30°C é uma temperatura ideal para a formação de certos micro-organismos, ao passo que uma temperatura mais alta pode eliminá-los;
  • os detergentes líquidos e em pó mais usados atualmente não têm percarbonato (agente branqueador), que impede o crescimento de microorganismos.

Tal como acontece com o calcário, é possível evitar que o bolor se instale na máquina. Fazer regularmente um ciclo de lavagem a uma temperatura muito alta (70-95°C) também ajuda a combater o bolor. Adicionar um pouco de sabão em pó universal (que contém percarbonato) é outra forma de aumentar o desempenho da limpeza. Algumas máquinas de lavar roupa já têm um programa de limpeza especial concebido para este fim. A frequência recomendada varia de uma marca para outra: a cada 14 dias ou a cada 40 lavagens.

No fim de cada limpeza, recomenda-se também secar bem as partes acessíveis e deixar sair o ar da máquina, deixando a porta e a gaveta do detergente ligeiramente abertas. Assim evita a multiplicação dos micro-organismos, que se desenvolvem em ambientes húmidos.

Precisa de comprar uma máquina de lavar roupa nova? Compare a qualidade e o preço de vários modelos no nosso teste a máquinas de lavar roupa.

Comparar resultados de máquinas de lavar roupa

É nosso subscritor e precisa de esclarecimentos personalizados? Contacte o nosso serviço de assinaturas. Relembramos ainda que pode aceder a todos os conteúdos reservados do site: basta entrar na sua conta

Se ainda não é subscritor, conheça as vantagens da assinatura.

Subscrever

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.