Dicas

Amaciadores: bons na roupa e macios na carteira

01 abril 2014

01 abril 2014

Os amaciadores ajudam a roupa a ficar mais suave e perfumada. Até os produtos menos eficazes suavizam mais os tecidos do que a lavagem só com detergente. Mas alguns tecidos dispensam o seu uso.

Dê um abraço a alguém. Depois do perfume, apostamos que a textura da roupa é o segundo ponto que tem em conta. Embora o perfume do amaciador seja uma questão subjetiva, a duração e a suavidade que dá aos tecidos podem ser avaliadas objetivamente em laboratório.

Estes produtos são detergentes, mas com uma diferença. Na composição têm tensioativos catiónicos, substâncias químicas que aderem à superfície dos tecidos, tornando-os mais suaves.

Mas nem todos os tecidos beneficiam desta ação suavizante: lã, seda, poliéster e poliamida são fibras muito comuns, que não reagem à ação dos amaciadores e, na verdade, também não precisam de ser amaciadas. Restam, portanto, os tecidos em algodão.

Prefira produtos concentrados. Os outros têm maior teor de água e embalagem muito maior e menos prática.

O poder amaciador dos tecidos revela-se, em maior ou menor grau, em todos os amaciadores. A suavidade dos tecidos de algodão melhora.

Se procura excelentes resultados na suavidade e na persistência do perfume, prepare-se para pagar 2 a 4 euros por uma embalagem.

As informações das embalagens nem sempre são claras sobre a dose de amaciador a usar. Alguns produtos não indicam o número total de doses da embalagem, o que dificulta a comparação de preços na hora de escolher o produto.

Prefira amaciadores para a roupa concentrados, com menor teor de água e uma embalagem mais prática e pequena.
Prefira amaciadores para a roupa concentrados, com menor teor de água e uma embalagem mais prática e pequena.

Alerta para alergias
Alguns utilizadores destes produtos desencadeiam reações alérgicas a certas fragrâncias. Esta sensibilidade é muito particular, podendo revelar-se como dermatite de contacto em alguns indivíduos ou dificuldades respiratórias. Quem é propício a este tipo de problemas não pode mesmo usar amaciador de roupa.

Mas, para a maioria das pessoas, as fragrâncias usadas nos amaciadores não provoca alergia. Ainda assim, seria desejável que os produtores limitassem a variedade de fragrâncias em cada produto, até porque algumas têm reconhecido impacto no meio hídrico.

Verdade ou mito?
Passar a ferro é mais rápido.
Verdadeiro. Pode poupar 10 a 15% do tempo a passar a ferro se usar amaciador. Notámos uma diferença maior nos tecidos de algodão do que nos sintéticos.

Toalhas absorvem menos água.
Verdadeiro. É o lado reverso dos amaciadores. Nalguns casos, reduzem até 30% da capacidade de absorção da água.

Roupa demora mais a secar.
Falso. Na roupa estendida ao ar não há diferença, mas, na máquina de secar, a roupa com amaciador seca mais rapidamente e fica menos amarrotada.

Faz mal à pele.
Falso. As substâncias usadas para suavizar a roupa são seguras e não prejudicam a pele. Mas alguns produtos com fragrâncias podem causar sensibilidade nalguns utilizadores.