Como testamos

Detergentes para máquina da roupa: como testamos

13 maio 2016
Como testamos detergentes para a máquina de lavar roupa

13 maio 2016
Para ajudar a escolher o detergente, submetemos todos os produtos a ensaios que revelam como se comportam a remover sujidade e nódoas, a preservar as cores e a restituir a brancura original dos tecidos. Por serem uma combinação de vários produtos químicos, verificamos e quantificamos a presença de ingredientes com um grande impacto no meio ambiente. Também calculamos quanto custa utilizar cada detergente durante um ano.


Os fabricantes alegam que os produtos são eficazes mesmo a baixa temperatura. Conscientes da mais-valia económica e ambiental em não usar ciclos de lavagem com água quente, efetuamos os testes com água a 30ºC. Não desperdiçamos detergente: usamos exatamente a dose recomendada por cada marca para roupa medianamente suja e água de dureza média. Este é o cenário mais frequente na nossa casa.

A pior nódoa no melhor pano
Não é fácil encontrar um detergente que remova com sucesso todos os tipos de nódoas. Ainda assim, alguns produtos conseguem resultados bastante positivos nas manchas mais comuns. Usamos 15 nódoas de 3 categorias (gordura e pigmentos, enzimáticas e oxidáveis) e verificamos como funciona o detergente a remover cada uma. Este processo inclui sujidade tão conhecida como:
  • bebidas (sumo de maçã, vinho e café);
  • comida (maionese, tomate, chocolate, papa de bebé, batata e molho de salada);
  • nódoas diárias (batom, suor, sangue, relva e fuligem);
  • gordura (óleo mineral e gordura alimentar).

 Proteção das cores

Verificamos alterações de cores fortes (verde, violeta, laranja e preto) e de tons pastel (azul, verde, amarelo, rosa) através de um fotocolorímetro antes e depois de 20 lavagens.

Brancura e encardimento
Com um fotómetro, medimos a brancura e o encardimento dos tecidos antes e depois de 6 lavagens consecutivas, face aos tecidos brancos originais e de composição diversa: algodão, poliéster, poliamida e mistura algodão/poliéster. O grau de brancura é sensível aos agentes de branqueamento no detergente. Este tipo de ingrediente “mascara” o tecido e faz com que a roupa pareça mais branca ao refletir a radiação ultravioleta. Avaliamos do mesmo modo o encardimento dos tecidos.

Desempenho ambiental
Embalagem quanto baste é o nosso objetivo ao examinar o nível de enchimento de cada embalagem e o peso do material utilizado. E espaço desaproveitado não é bem-vindo.
Os ingredientes do detergente são arrastados pela água de lavagem e acabam no meio hídrico. Medimos a concentração de alguns dos ingredientes que afetam a água, como o dodecylbenzenosulfonato de sódio, um tensioativo que tem caído em desuso em vários países dado o impacto ambiental.

Imprimir Enviar por e-mail