Notícias

Máquinas de lavar loiça: o que fazer antes de chamar o técnico

10 novembro 2015 Arquivado
Dicas para ajudar a compreender os problemas da sua máquina de lavar loiça.

Arquivado

Quando a máquina da loiça não lava bem, apresenta um ruído mais intenso ou tem uma fuga de água, veja a lista de verificações que pode fazer antes de chamar um profissional.

Loiça mal lavada

A má colocação da loiça na máquina e a baixa pressão do fornecimento de água podem prejudicar a lavagem da loiça. Segue-se a falta de limpeza da máquina: deve limpar muito bem os orifícios dos braços aspersores e os filtros. Quando os resíduos de comida ficam presos nos buracos dos braços aspersores tente puxá-los com a ajuda de um utensílio pontiagudo ou simplesmente com as mãos. Quanto aos filtros, retire-os da máquina e lave-os com um pouco de detergente da loiça (ajuda a retirar alguma gordura presa) e passe-os com água corrente.

O programa de lavagem selecionado pode também não ser o adequado para o grau de sujidade da loiça. A ausência ou a má regulação do sal regenerador e a quantidade do detergente podem ser insuficientes. Outro dos aspetos que tem de verificar é se os recipientes altos e estreitos não estão demasiado inclinados ou colados uns aos outros não permitindo que a água circule entre eles.

Camada branca nos copos
Os copos de vidro, depois da lavagem, saem com uma camada branca? Caso aconteça é porque a regulação de sal regenerador não foi a mais adequada à dureza da água. Para saber qual é, basta recorrer à entidade fornecedora de água da região. Outra das soluções para evitar a camada branca passa pelo abrilhantador. Se está a utilizar um detergente de ação combinada, como as pastilhas “tudo-em-um”, experimente adicionar mais abrilhantador.

Resíduos de detergente na loiça e máquina
Pode estar a utilizar demasiado detergente. Não utilize pastilhas em programas rápidos ou curtos, pois algumas pastilhas podem não ter tempo de se dissolver totalmente. Também não adianta colocar demasiado detergente em pó, porque o pó em excesso fica preso no depósito e acaba por não ir para a loiça.