Notícias

Máquinas de lavar loiça: o que fazer antes de chamar o técnico

10 novembro 2015
Dicas para ajudar a compreender os problemas da sua máquina de lavar loiça.

Quando a máquina da loiça não lava bem, apresenta um ruído mais intenso ou tem uma fuga de água, veja a lista de verificações que pode fazer antes de chamar um profissional.

A loiça não seca

Verifique se o abrilhantador acabou ou se a sua regulação é a adequada. Algumas peças, como panelas, podem acumular água no interior e ao mover os tabuleiros, a água pode escorrer para a restante loiça. Algum tipo de material menos aderente, como os plásticos podem ficar húmidos.

A água não escoou corretamente
Normalmente, ocorre quando o filtro está obstruído com resíduos de comida. Para resolver esta situação basta retirar os filtros e limpe-o. 

Verifique também se a mangueira de escoamento está dobrada, presa ou entupida e se a máquina está suficientemente afastada da parede para não bloquear a mangueira de escoamento.

Fuga de água na porta da máquina
Uma boa limpeza à volta da porta e na zona de encaixe, nas juntas da porta e do interior é essencial para evitar este problema.

A água pode sair para fora da máquina, caso a borracha isolante à volta da moldura da porta esteja suja ou danificada. Para resolver, poderá tentar comprar esta borracha e tentar substituí-la. Se a fuga for na parte debaixo da moldura da porta, a sua substituição poderá exigir a remoção da porta. Neste caso, deve chamar a assistência técnica.