Guia de compras

Máquinas de lavar loiça: guia de compras

16 maio 2016
Como comprar máquinas de lavar loiça

16 maio 2016
As funções mais importantes e as principais características a verificar antes de escolher.
Consulte os resultados dos testes (por exemplo, a eficácia de lavagem) e as dimensões, a capacidade e muitas outras características dos modelos testados por nós. Fica ainda a conhecer os preços nas lojas físicas e online. Confronte-os: detectámos diferenças superiores a 50%, pelo que a poupança poderá chegar a umas centenas de euros.

De livre instalação, de encastre ou compacta

Confirme as dimensões e decida qual a melhor opção: uma máquina de lavar loiça de encastre, de instalação livre ou compacta. Para tal, tenha em conta o tamanho da família, as características da cozinha e a frequência das lavagens.

O encastre permite integrar o eletrodoméstico nos móveis da bancada da cozinha, mas, por norma, é mais caro. No encastre total, o painel de comandos está oculto, e, no parcial, fica visível. Os modelos de instalação livre (não encastráveis) podem ser brancos ou em inox, mas esta última opção encarece o equipamento.

Caso tenha problemas de espaço e pouca loiça para lavar, existem modelos com cerca de 45 centímetros de largura (o padrão é 60 centímetros), capazes de lavar 9 ou 10 conjuntos de loiça (designados no manual por talheres), em vez dos 12 padrão. Isto corresponde à loiça necessária para uma refeição para 9 ou 10 pessoas. Há ainda modelos compactos que podem ser colocados em cima de uma bancada. Atingem metade da altura padrão, mas lavam apenas 4 a 6 conjuntos de loiça.

Classe energética

Existem 7 classes de eficiência energética oficiais: a D é a menos eficiente e A+++ a mais. Em princípio, os equipamentos com melhor classe energética apresentam consumos anuais mais baixos. Os nossos testes dão-lhe uma visão mais realista do consumo. Por isso, verifique no nosso comparador este aspeto, até porque existem grandes diferenças entre modelos.

Escolha uma máquina de lavar loiça de entre as nossas Escolhas Acertadas. Assim, vai estar não só a comprar uma boa máquina como a poupar no momento da compra e na fatura de eletricidade e de água.

Funções que valem a pena

  • O arranque programável permite iniciar um ciclo à noite ou durante o fim de semana. Há máquinas que possibilitam fazê-lo durante 24 horas; outras têm intervalos de tempo predefinidos de 3, 6 e 9 horas ou de 2, 4 e 8 horas. Esta função serve para poupar na electricidade, caso usufrua de uma tarifa bi-horária ou tri-horária. 
  • Alguns modelos reconhecem o nível de sujidade da loiça e adaptam o programa em função disso. Trata-se de um sensor que mede a turvação da água (quanto mais turva, mais suja) e adapta o ciclo, depois da primeira fase da lavagem. 
  • O cesto regulável em altura é útil para lavar, na parte superior, copos de pé alto, travessas e caixas de plástico grandes. Outras máquinas permitem rebater os encaixes para pratos no cesto inferior, de modo a encaixar utensílios maiores ou com formatos diferentes. Ainda assim,convém verificar se o aspersor não fica bloqueado. 
  • A opção de segurança para crianças existe em poucas máquinas de lavar loiça. Consiste num botão de bloqueio no painel de comandos ou na própria porta. É muito útil para quem tem filhos mais curiosos.