Máquina de lavar loiça

Como escolher uma máquina de lavar loiça

Ajudamos a escolher o modelo mais adequado para si.

Antes de comprar a máquina de lavar loiça deve verificar as dimensões, incluindo o número de talheres, as funções mais importantes e as principais características do equipamento. Saiba como comprar.

Guia de compras

Principais características

As máquinas de lavar loiça podem ser compactas, de encastre ou de livre instalação. Ao escolher, confirme as dimensões e decida qual a melhor opção. Para tal, tenha em conta o tamanho da família, as características da cozinha e a frequência das lavagens.

O encastre permite integrar o eletrodoméstico nos móveis da bancada da cozinha, mas, por norma, é mais caro. No encastre total, o painel de comandos está oculto, e, no parcial, fica visível. Os modelos de instalação livre (não encastráveis) normalmente são brancos, cinzentos ou inox. Esta última opção encarece o equipamento.

Caso tenha problemas de espaço e pouca loiça para lavar, em vez do padrão de 60 centímetros de largura, existem modelos com cerca de 45 centímetros, capazes de lavar 9 ou 10 conjuntos de loiça (designados no manual por talheres), em vez dos 12 padrão. Isto corresponde à loiça necessária para uma refeição para 9 ou 10 pessoas. Há ainda modelos compactos que podem ser colocados em cima de uma bancada. Atingem metade da altura padrão, mas lavam apenas 4 a 6 conjuntos de loiça.

Consulte os nossos testes para conhecer a eficácia de lavagem, as dimensões, a capacidade e muitas outras características dos modelos de máquinas de lavar loiça que testamos. Fica ainda a conhecer os preços nas lojas físicas e online. Confronte-os: já detetámos diferenças superiores a 50%, pelo que a poupança poderá chegar a umas centenas de euros.

Voltar ao topo

Funções disponíveis

  • O arranque programável permite iniciar um ciclo à noite ou durante o fim de semana. Há máquinas que possibilitam fazê-lo durante 24 horas; outras têm intervalos de tempo predefinidos de 3, 6 e 9 horas ou de 2, 4 e 8 horas. Esta função serve para poupar na eletricidade, caso usufrua de uma tarifa bi-horária ou tri-horária. 
  • Alguns modelos reconhecem o nível de sujidade da loiça e adaptam o programa em função disso. Trata-se de um sensor que mede a turvação da água (quanto mais turva, mais suja) e adapta o ciclo, depois da primeira fase da lavagem. 
  • O cesto regulável em altura é útil para lavar, na parte superior, copos de pé alto, travessas e caixas de plástico grandes. Outras máquinas permitem rebater os encaixes para pratos no cesto inferior, de modo a encaixar utensílios maiores ou com formatos diferentes. Ainda assim, convém verificar se o aspersor não fica bloqueado.
  • A opção de segurança para crianças existe em poucas máquinas de lavar loiça. Consiste num botão de bloqueio no painel de comandos ou na própria porta. É muito útil para quem tem filhos mais curiosos.
Voltar ao topo

Marcas mais fiáveis

Antes de comprar uma máquina de lavar loiça, além do preço, confirme o desempenho ambiental e escolha marcas fiáveis, com menor risco de avarias. 

No nosso inquérito online sobre eletrodomésticos foram poucas as marcas de máquinas de lavar loiça, para as quais obtivemos resultados, que conseguiram nota máxima na fiabilidade. Os principais problemas referem-se a falhas na bomba de circulação e evacuação. 

Voltar ao topo

Eficiência energética

Em princípio, os equipamentos com melhor classe energética apresentam consumos anuais mais baixos. Os nossos testes dão-lhe uma visão mais realista do consumo. Por isso, verifique no nosso comparador este aspeto, até porque existem grandes diferenças entre modelos.

Escolha uma máquina de lavar loiça com o nosso título de Escolhas Acertadas. Assim, vai estar não só a comprar uma boa máquina como a poupar no momento da compra e na fatura de eletricidade e de água.

Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre máquinas de lavar loiça.

Como limpar a máquina de lavar loiça?

Para manter a máquina limpa, retire os restos de comida sólidos dos pratos ou travessas para não entupir os filtros. Todas as semanas, ou sempre que estiverem sujos, limpe os filtros internos com água corrente e enxague o filtro metálico exterior com água quente. Há cada vez mais máquinas com um programa de "auto-limpeza". Também pode selecionar um programa de lavagem de alta temperatura com a máquina vazia, para limpá-la por dentro, mas não se esqueça de limpar a porta e as borrachas. De seis em seis meses, lave também os aspersores.

Como colocar a loiça na máquina de lavar?

Pode encher a máquina, mas não a sobrecarregue. Encaixar peças ou sobrepô-las impede a água de circular. A água e o detergente devem chegar a todos os cantos da máquina e do seu conteúdo para otimizar os resultados da lavagem. Ha alguns recipientes e objetos que deve evitar colocar na máquina, como facas com cabo de madeira ou algumas panelas antiaderentes.

Como desentupir a máquina de lavar loiça?

Por norma, uma máquina da loiça não entope. Caso aconteça, pode ter que ver com a limpeza dos filtros ou com o tubo de esgoto dobrado. Por essa razão, a água de escoamento não sai, a última lavagem não terminou e não se deu a fase do escoamento. Neste caso, volte a fazer um programa curto ou escolha fazer só o escoamento caso a máquina tenha essa opção. Se, depois disto, não conseguir que a água seja retirada da máquina, pode ser a bomba de escoamento que tem um problema e terá de chamar um técnico. Para poupar a bomba de escoamento, é muito importante manter sempre os filtros limpos.

Voltar ao topo