Dicas

Máquinas de lavar loiça compactas: uma alternativa para quem tem pouco espaço?

Ter uma casa pequena não tem de significar abdicar de uma máquina de lavar loiça. Há máquinas de lavar loiça compactas que são a solução ideal para quem tem pouco espaço. Revelamos os prós e contas e se valem a pena o investimento.

21 setembro 2022
máquina de lavar loiça mini

iStock

Uma máquina de lavar loiça compacta (ou míni) assemelha-se a uma máquina de lavar loiça comum, mas é mais pequena. Com uma altura de 45 centímetros, profundidade entre 50 e 60 centímetros — como uma máquina normal —, e uma largura de 55 centímetros, estas máquinas podem ser de encastre (integradas) nos móveis da cozinha ou de bancada (colocadas sobre a bancada). Em vez dos habituais dois cestos para loiça, têm apenas um cesto, o que as torna ainda mais pequenas do que um modelo slim.

Embora sejam mais baratas e básicas do que uma máquina de lavar loiça tradicional, estas máquinas têm, em alguns casos, tantos programas de lavagem como uma máquina comum, incluindo um programa automático, programa eco, ciclo intensivo e rápido. Há até alguns fabricantes que oferecem modelos combinados de máquina de lavar loiça compacta e forno, o que permite colocar os dois aparelhos no espaço de encastre padrão para uma máquina de lavar loiça tradicional.

Máquina de lavar loiça compacta de bancada: prós e contras

Basta encontrar espaço livre na bancada para colocar a máquina de lavar loiça. Contudo, à semelhança de qualquer máquina de lavar loiça, as máquinas compactas precisam de estar ligadas a uma saída de esgoto para que a água seja drenada. Ao planear o local onde colocar a máquina, considere um local que permita fazer essa ligação. O ideal é que a coloque perto do lava-loiças. O tubo de descarga pode ser colocado diretamente para o lava-loiças.

 

 
As máquinas de lavar loiça compactas de bancada ocupam algum espaço na bancada, o que pode ser uma desvantagem para quem tem cozinhas pequenas.

 

 

Prós

  • Geralmente mais acessível do que os modelos de encastre.
  • Uma máquina de lavar loiça compacta pesa cerca de 20 quilos. Desde que esteja perto da saída de esgoto, de uma entrada de água e de uma tomada de eletricidade, pode mover ou até retirar a máquina da bancada de forma relativamente fácil.

Contras

  • Não passa tão despercebida quanto um modelo de encastre.
  • Ocupa bastante espaço na bancada da cozinha (mais do que um micro-ondas), o que é uma desvantagem para quem tem uma cozinha pequena ou com pouco espaço de bancada.

Máquina de lavar loiça compacta de encastre: prós e contras

As máquinas de lavar loiça compactas de encastre são integradas nos móveis da cozinha, economizam espaço de bancada, mas assim como as máquinas de lavar loiça de encastre comuns precisam de instalação.

 

 
As máquinas de lavar loiça compactas de encastre ficam apenas com o painel frontal visível, economizando espaço de bancada.
 

 

Prós

  • Não ocupa espaço na bancada da cozinha.
  • Pode integrar-se facilmente no design da cozinha, ficando apenas com o painel frontal em exibição.

Contras

  • Regra geral, são mais caras do que as máquinas de lavar loiça míni de bancada.
  • Os botões podem não ser visíveis, a não ser que, tal como a maior parte das máquinas de maiores dimensões, projetem no pavimento alguma informação.

Qual a capacidade de uma máquina de lavar loiça compacta?

A maioria das máquinas de lavar loiça compactas tem seis divisórias para colocar loiça, metade das que habitualmente se encontram nas máquinas de lavar loiça comuns mais pequenas. Contudo, pode encontrar modelos com maior ou menor capacidade nas lojas. Numa máquina com esta dimensão poderá colocar, aproximadamente:

  • seis pratos grandes;
  • três pratos de sobremesa ou tigelas;
  • dois ou três copos ou canecas;
  • três talheres de cada (faca, garfo e colher) no cesto dos talheres.

Alguns itens maiores, como panelas ou tabuleiros de forno, também podem caber nestas máquinas, mas para isso não poderá colocar muito mais loiça na máquina e precisará de fazer uma segunda lavagem.

Vale a pena comprar uma máquina de lavar loiça compacta?

Se vive sozinho ou apenas com outra pessoa, uma máquina de lavar loiça compacta pode ser uma boa opção. No entanto, se suja muita loiça, este equipamento pode não ser o ideal. Um modelo comum será mais eficiente, mais cómodo na hora de carregar todos os itens e, possivelmente, ainda mais barato. Pode comprar uma máquina de lavar loiça compacta a partir de cerca de 250 euros, mas alguns modelos podem chegar aos 1000 euros.

Embora necessitem de menos água, estas máquinas podem acabar por gastar mais energia e mais água por item lavado. A única maneira de economizar ao usar uma máquina de lavar loiça compacta é se costuma usar uma máquina de lavar loiça comum com apenas meia-carga ou ainda menos.

Não testamos máquinas de lavar loiça compactas, mas o nosso comparador permite analisar uma grande variedade de modelos com diferentes tamanhos, programas, desempenho e preços. Veja quais são as nossas Escolhas Acertadas.

VER TESTE A MÁQUINAS DE LAVAR LOIÇA

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.