Primeiras impressões

Nespresso Prodigio, uma máquina de café interativa

23 março 2016
Nespresso Prodigio é a primeira máquina de café interativa da Nespresso

23 março 2016

A Nespresso Prodigio é capaz de tirar um café de forma relativamente autónoma, entre outras atividades, comandadas por uma aplicação móvel. Para o fazer, precisa de ligação à Internet e Bluetooth, mas também de um smartphone com software compatível.

Pelo preço de € 199, a Nespresso Prodigio é a máquina de café de cápsulas que permite “acordar com o cheiro do café”, comandado por um toque no telemóvel. Disponível nas marcas Krups e Delonghi, pode ser emparelhada com dispositivos que possuam a app Nespresso, sendo capaz de preparar um café à hora programada e de remover automaticamente a cápsula utilizada.

Se está curioso para saber que resultados obtém a primeira Nespresso com ligação Bluetooth, fique atento ao nosso teste a máquinas de café, pois já a estamos a testar em laboratório.

Quando emparelhada com a Prodigio, a app Nespresso permite:

  • ordenar ou pré-programar a preparação de um café dos tipos Ristretto, Espresso ou Lungo;
  • gerir o stock de cápsulas;
  • receber alertas de manutenção, com base na dureza da água e número de cafés preparados.
A hora de preparação e o tipo de café podem ser escolhidos na app Nespresso.

A interatividade automatiza a extração de café, mas não a autonomiza a 100% nem torna o dia-a-dia mais simples. Assim, continua a ser obrigatória a preparação prévia da máquina, ou seja: introduzir a cápsula e posicionar devidamente a chávena.

Esta aplicação seria mais útil em modelos automáticos que utilizam café em grão, capazes de preparar dois expressos em simultâneo e de definir perfis associados às preferências dos utilizadores. Contudo, mesmo nesse caso, a colocação prévia das chávenas continuaria a ser manual.

A app Nespresso permite registar a dureza da água e envia alertas de manutenção quando é necessário descalcificar a máquina.
A Prodigio alega ser de aquecimento rápido: 25 segundos. Para comandar a Nespresso Prodigio à distância tem de emparelhá-la com um dispositivo com ligação à internet (wi-fi ou dados móveis) e Bluetooth 4.0. Também ao nível do software e dos modelos é necessário assegurar a compatibilidade.
A Nespresso Prodigio pode ser emparelhada com dispositivos com Bluetooth 4.0, contendo as versões 8.1 do iOs, 5.0 do Android ou superiores.
Só alguns dispositivos são emparelháveis com esta máquina. A par da app Nespresso, os aparelhos terão de possuir a versão 5.0 (ou posterior) do sistema operativo Android (lollipop), ou, no caso dos dispositivos Apple, o iOS 8.1 ou versão superior.