Notícias

Máquinas de café de filtro: poupe 25 euros

29 novembro 2016
Máquinas de café de filtro

Mais baratas do que as de cápsulas, as máquinas de filtro produzem café com um custo também mais baixo. Testámos 21 modelos e são uma boa alternativa para quem pretende uma bebida mais aromática.

Mais cheiroso, mas menos cremoso

Longo, aromático e menos encorpado. Assim é o café que sai da máquina de filtro. Já o expresso extraído da cápsula é curto, forte e cremoso. Mas, na prova de degustação, em que 30 provadores de café qualificados avaliaram o aspeto, aroma e sabor sem conhecer as marcas, todos os modelos em teste passaram da mediania.

tempo para preparar o café é um aspeto crucial, sobretudo de manhã, quando todos os minutos estão contados. A mais rápida demora 8 minutos a preparar 1318 ml de café, ou seja, cerca de 14 chávenas.

capacidade dos reservatórios de água varia entre 0,6 e 1,6 l, o que não se traduz na quantidade de café. Parte da água fica retida no filtro ou evapora-se no processo de preparação. No final, obtivemos o equivalente a 6 a 15 chávenas, consoante o modelo e a quantidade de café por dose. Comparar o volume de água com o de café obtido revela a eficiência de extração da máquina.

Um bom café de filtro ronda os 85ºC quando sai da máquina. Todas alcançam temperaturas próximas quando se prepara o volume máximo. O problema surge com o mínimo, e daí as más avaliações de três modelos, com o café a rondar os 65 a 68ºC, quando a maioria alcançou 80 a 85ºC. Nos modelos com jarro de vidro, uma placa por baixo permite manter o café quente após preparado. Nos jarros térmicos, por norma, a máquina desliga-se assim que termina de preparar o café (gastando menos eletricidade). Quase todos os modelos conseguem manter uma temperatura aceitável ao fim de duas ou mesmo quatro horas.

Todas as máquinas são simples de usar e de limpar, mas não no processo para descalcificar. Verificámos o número de descalcificações recomendadas pelo fabricante. Não é prático realizar esta operação a cada 20 dias, se preparar café todos os dias. Alguns fabricantes recomendam apenas produtos da marca, outros também autorizam vinagre. Valorizámos modelos com aviso luminoso quando está na hora de fazer a manutenção, assim como os que aconselham menos de 10 descalcificações por ano.

Funções encarecem máquina

Verifique na loja o equipamento que poderá interessar. O temporizador permite preparar esta bebida automaticamente à hora desejada. Os jarros com sistema antigota são práticos, pois impedem o café de pingar ao servir-se. O seletor de aroma presente nalguns modelos para regular a intensidade do café não se revelou útil nos testes.