Notícias

Cápsulas compatíveis não afetam durabilidade da máquina de café

04 fevereiro 2016
Cápsulas compatíveis não afetam durabilidade da máquina de café

Para acabar com as dúvidas, selecionámos 2 máquinas de sistema Nespresso, a Lattissima e a Inissia. Conclusão: as máquinas resistem, o sabor convence e pode poupar 110 euros, por ano, se trocar as cápsulas Nespresso pelas do supermercado.

Manutenção com limpeza e descalcificação

A descalcificação regular é fundamental para o bom funcionamento. Excesso de gotejamento, fluxo reduzido ou inexistente de água, falhas de aquecimento e ruídos podem indicar que a máquina de café necessita de descalcificação. Realize esta operação regularmente, conforme a utilização que dá à máquina e a dureza da água na sua zona. Existem máquinas que avisam quando é necessário realizar o programa de descalcificação. Alguns fabricantes advertem para a perda de garantia, no caso de existirem vestígios de calcário. 

A limpeza deve ser realizada conforme as indicações no manual de instruções. Por exemplo, no dia-a-dia, deve limpar a gaveta para gotas e o recipiente para as cápsulas usada, bem como esvaziar a água do reservatório regularmente. Nalguns modelos, o processo de limpeza é automático. 

Existem equipamentos que descalcificam de forma automática. Noutros, as descalcificações são manuais e os procedimentos das instruções devem ser seguidos. 

Para evitar problemas resultantes da acumulação de calcário na máquina, pode limpar com vinagre, ou com sumo de limão (tal como nos ferros de engomar), pois a acidez ajudará a remover o calcário. Pode usar 1 copo de vinagre ou 3 limões para 1 litro de água. Realize esta ação regularmente: poupa no descalcificador e prolonga a vida da máquina.

A descalcificação não tem qualquer impacto no consumo energético da máquina. E também não influencia muito o sabor do café. Mas aconselhamos a seguir o plano de manutenção da marca para não perder a garantia.