Tipos de máquinas de café
Máquinas automáticas
Neste tipo de modelos para preparar café, tal como nos equipamentos com cápsulas, basta carregar num botão. O café é moído na hora, e só tem de esperar que o mesmo seja preparado.
A maioria das máquinas automáticas já dispõe de painéis digitais com avisos e mensagens, o que torna a utilização mais intuitiva. Para os amantes de café, há duas grandes vantagens: o preço do café face às cápsulas e a possibilidade de selecionar e misturar os grãos preferidos. O baixo custo de utilização e a hipótese de moer o café apenas na altura em que vai ser consumido são outras vantagens. Também é possível produzir espuma de leite, ideal para cappuccinos e macchiatos.
Máquina tradicional
A grande vantagem face às máquinas de cápsulas é o custo de utilização anual. O café moído é bastante mais barato do que as cápsulas, embora o consumo e o tempo de aquecimento sejam ligeiramente superiores face a uma máquina de cápsulas. Além disso, a maioria dos modelos permite preparar dois cafés em simultâneo. Existem ainda máquinas que permitem preparar cappuccinos. Porém, são menos rápidas e práticas e menos fáceis de limpar.
Máquina de cápsulas
Com linhas desenhadas a rigor, vencem pelo lado prático na utilização e limpeza, uma grande vantagem face aos modelos tradicionais. Há máquinas com boa qualidade por um preço interessante, mas é o preço das cápsulas que influencia o custo anual de utilização. Escolha o sistema da máquina de acordo com a utilização: se apenas pretende preparar cafés, pode optar por uma máquina de cafés, enquanto se desejar um cappuccino, chá ou chocolate quente, escolha uma máquina multibebidas.
Para a maioria dos sistemas já é possível encontrar cápsulas compatíveis com preços mais baixos. No entanto, as marcas alertam que a qualidade só estará garantida com cápsulas da mesma marca do equipamento.