Dicas

Máquinas de café: o que fazer quando há problemas

Há fatores que podem afetar o bom funcionamento de uma máquina de café, desde problemas elétricos a depósitos de água que começam a libertar água. Saiba como resolver alguns dos problemas mais frequentes em máquinas de café.

04 julho 2022
pessoa a limpar água por baixo de máquina de café

iStock

A manutenção da máquina de café é essencial para garantir o bom funcionamento do aparelho. Se a sua máquina de café começou a dar problemas, antes de a levar para arranjar, faça algumas verificações.

Problemas frequentes nas máquinas de café e como resolvê-los

O café não sai

Este é um dos problemas mais comuns. A principal causa é um bloqueio ou entupimento de água, geralmente devido à falta de limpeza.

A primeira coisa a fazer é verificar o tubo de saída do café. Se houver obstruções ou se o tubo estiver entupido, a água poderá não passar. Nos modelos automáticos, verifique também se o termóstato e o temporizador da máquina estão a funcionar. Se estiverem, o problema pode estar na válvula da bomba. Uma válvula partida ou presa pode facilmente bloquear o fluxo de água da máquina de café. Este problema também pode indicar que o aquecedor da máquina de café está com defeito ou deixou de funcionar.

Projeta café em todas as direções

Embora não afete a preparação do café, este problema pode ser irritante. O motivo pode ser o filtro sujo. A solução é limpar a máquina regularmente.

O café tem um sabor estranho

Comece por verificar se o problema pode estar na qualidade do café ou da água. Se usar grãos de café, verifique se as configurações do moinho estão corretas. O filtro também pode estar a precisar de uma limpeza.

O café sai fraco

O café produzido pela máquina de café pode enfraquecer progressivamente com o passar do tempo. Na maioria dos casos, esse problema está relacionado com a placa que espalha a água por cima do cesto do café: se tiver fissuras ou se estiver partida, precisará de a trocar.

A máquina de café faz um barulho estranho durante o funcionamento

Se a máquina de café pingar muito lentamente e estiver a fazer um som estranho durante o funcionamento, o depósito da água pode estar a precisar de ser limpo ou descalcificado. Os ruídos estranhos podem também ser causados por componentes soltos no equipamento. Manusear com pouco cuidado a máquina de café pode resultar em peças soltas ou enfraquecer as ligações dentro da máquina. Verifique as várias partes da máquina para garantir que estão bem encaixadas.

Pouca água no reservatório ou falhas no aquecimento da máquina de café também podem causar ruído. No caso desta última, o arranjo pode ser difícil e poderá ter de descartar a máquina.

A máquina deita água por baixo

Se a água que aparece debaixo da máquina estiver suja, pode existir um bloqueio no tubo de drenagem. Habitualmente, este bloqueio pode ser causado por quantidades excessivas de leite ou café despejados na bandeja de gotejamento. Pode tentar resolver este problema colocando água quente ou uma solução desengordurante na bandeja de gotejamento.

Este problema pode ainda dever-se a um tubo defeituoso ou estragado dentro da máquina de café. Certifique-se de que os tubos estão instalados corretamente e não estão soltos.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.