Dicas

Máquinas de café automáticas: como funcionam

As máquinas de café automáticas com moinho integrado moem os grãos de café na hora, aquecem a água e preparam o café automaticamente com um simples toque num botão. Saiba como funcionam e se vale a pena fazer o investimento.

04 julho 2022
mulher a tirar café em máquina de café automática

iStock

O preço por chávena fica muito abaixo do preço do café de uma máquina de café em cápsulas e basta carregar num botão para que os seus grãos de café preferidos sejam moídos e o café flua para a chávena bem quente. As máquinas de café automáticas vêm equipadas com várias funções e recursos, desde a limpeza automática à conectividade a dispositivos inteligentes, mas, antes que se deixe atrair pelas múltiplas funcionalidades, conheça-as em detalhe para saber como escolher um modelo à sua medida.

Funil de grão duplo

Um funil de grão duplo permite colocar dois tipos de grãos de café na máquina em simultâneo, caso beba café de manhã e descafeinado à noite, por exemplo. Se a máquina não tiver um funil duplo, terá de a esvaziar sempre que deseje trocar os grãos de café. Por outro lado, se prefere a conveniência do café já moído, alguns modelos de máquinas automáticas contam também com um pequeno compartimento onde pode colocar café previamente moído. 

Espuma de leite e limpeza automática

A maioria das máquinas de café automáticas conta com um tubo de vapor embutido para fazer espuma de leite e preparar outras bebidas além de café expresso, tais como cappuccino, galão ou latte macchiato. Os modelos mais caros medem a quantidade de bebida para fazer a quantidade de espuma ideal, sugando o leite e dispensando a espuma diretamente na bebida. Já os modelos mais baratos trazem uma varinha de vapor para fazer espuma de leite.

Algumas trazem ainda uma função de limpeza automática, dispensando o utilizador das limpezas mais complicadas.

Ecrã touchscreen

A maioria das máquinas de café automáticas tem configurações automáticas para acelerar o processo de preparação do café. Em alguns modelos, estas configurações podem ser controladas através de ecrãs touchscreen, permitindo, por exemplo, selecionar a bebida a preparar, diagnosticar possíveis problemas com a máquina ou até ler instruções para limpar e descalcificar a máquina corretamente.

Guardar preferências

Os modelos mais premium destas máquinas permitem ainda criar vários perfis de utilizador e personalizar as suas bebidas preferidas. Desta forma, basta escolher o seu utilizador para que a máquina saiba exatamente como preparar o café ao seu gosto. Esta funcionalidade é especialmente útil se tiver uma família grande e evita o incómodo de inserir manualmente as suas preferências sempre que queira tirar uma bebida.

Conectividade a dispositivos inteligentes

Se conectar a máquina de café a um smartphone, poderá receber dicas para a resolução de alguns problemas ou lembretes sempre que esteja na altura de descalcificar ou limpar o equipamento. Alguns modelos contam com apps próprias que permitem também configurar os perfis de utilizador diretamente no smartphone, para que não tenha de percorrer os menus da máquina.

Uma máquina com muitas funcionalidades é um atrativo, mas só vale a pena investir se, de facto, tirar partido delas. Antes de abrir os cordões à bolsa, há algumas questões importantes que deve colocar a si próprio.

Quanto estou disposto a pagar?

As máquinas de café automáticas exigem um grande investimento inicial, quase cinco vezes mais do que a média das máquinas de café em cápsula: a partir de 300 euros. O preço do café por chávena, por outro lado, é bastante mais baixo comparativamente a outros modelos de máquinas de café (em média 8 cêntimos).

Tenho espaço para colocar a máquina?

As máquinas de café automáticas têm uma dimensão maior do que todos os outros modelos de máquinas de café. Certifique-se de quem tem espaço suficiente na bancada da cozinha para colocar a máquina.

Que tipo de café posso usar nas máquinas automáticas?

As duas variedades mais conhecidas de café são a Arábica e a Robusta, mas a sua escolha depende do gosto de quem o bebe. O sabor dos grãos de Arábica depende bastante das condições climáticas das regiões onde são cultivados. A maioria do café Arábica disponível no mercado é cultivada a altitudes elevadas na América Central e do Sul, na Indonésia, em África e na Índica, e tem um sabor doce e frutado. O café Robusta, por sua vez, é cultivado a altitudes mais baixas e é conhecido por ser uma variedade mais resistente a pragas e doenças. O seu sabor é menos influenciado pelo local onde é cultivado e é menos ácido que o Arábica, embora seja mais intenso e amadeirado.

Graças ao seu sabor mais complexo, o café Arábica é considerado uma variedade superior e tem um preço mais elevado. Antes de escolher, sugerimos que experimente as duas variedades para saber qual gosta mais.

A minha máquina automática não tem moinho. Como posso moer o café?

Se tem uma máquina de café automática sem moinho, mas não quer investir numa nova, não precisa de abdicar do café moído na hora. Pode comprar um moinho manual ou elétrico. Além de serem fáceis de utilizar, os moinhos voltaram a estar na moda, por isso, há muitas opções à venda.

Os moinhos manuais exigem mais esforço do que os automáticos, mas permitem controlar a moagem com mais precisão para que prepare apenas a quantidade de que necessita. Os moinhos elétricos funcionam de forma semelhante aos tradicionais, mas têm um design mais moderno e um motor que movimenta as lâminas para substituir o trabalho que faria manualmente. Embora moam rapidamente grandes quantidades de café, são bastante barulhentos.

A conveniência de uma máquina de café automática tem um preço, já que estas podem ser extremamente caras. Quanto ao desempenho, os nossos testes mostram que, apesar do preço elevado, nem todas as máquinas de café automáticas correspondem às expectativas. Antes de escolher, confira os resultados dos nossos testes.

VER TESTE A MÁQUINAS DE CAFÉ

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.