Dicas

Cápsulas de café: provar para decidir a máquina

31 outubro 2017
Cápsulas de café: como testamos

31 outubro 2017
Super e hipermercados tentam atrair o consumidor com máquinas a preços favoráveis. Mas o sabor e outras características do café também devem ter uma palavra. Confira os resultados na degustação das melhores cápsulas para Nespresso, Delta Q e Dolce Gusto.

Início

Não se deixe levar por impulsos alimentados pela publicidade. Antes de comprar a máquina, tome algumas precauções: o mais importante não é o preço do equipamento, mas a qualidade e o preço do café. Prove as variedades disponíveis e veja qual é o sabor que mais lhe agrada. 

Para cada sistema, existem vários tipos de cápsulas, com diferentes sabores e composições: arábica, ou mistura de arábica e robusta. Se possui máquina de café, saiba que os sistemas Nespresso, Dolce Gusto e Delta Q também já têm cápsulas compatíveis, em muitos casos com qualidade e preços muito atrativos.

Na degustação, o painel de especialistas começa por apreciar a cor, a intensidade, a uniformidade, a consistência e a persistência do creme. Depois, investiga a intensidade e a complexidade do aroma, assim como o equilíbrio entre acidez, amargor e adstringência, a qual corresponde à sensação de boca “encortiçada” ou de “verde”. Os provadores apreciam ainda o corpo ou a consistência do café e procuram odores ou sabores que não deveriam estar presentes, que são considerados defeitos.

Os melhores cafés em cada sistema conseguiram quatro estrelas na degustação. O painel distinguiu sobretudo o equilíbrio entre acidez e intensidade de sabor e aroma, o corpo e a persistência do creme. Os cafés mais apreciados revelaram ainda um baixo nível de adstringência, ou seja, de sabor “a verde”.