Dicas

Cápsulas de café originais ou compatíveis: qual a melhor opção?

As máquinas de café de cápsulas são fáceis de utilizar e de limpar e não exigem um grande esforço para tirar um café perfeito. Basta inserir a cápsula, carregar num botão e o café está pronto a beber. Para a maioria dos sistemas já é possível encontrar cápsulas compatíveis por um preço mais baixo.

24 junho 2022
cápsulas de café ao lado de uma chávena de café expresso

iStock

Saber exatamente que cápsulas pode utilizar na sua máquina de café é importante para obter um café ao seu gosto, mas também para a sua carteira. Para cada sistema, há vários tipos de cápsulas com diferentes sabores e composições, e as cápsulas compatíveis tendem a ser menos dispendiosas do que as originais.

Além dos modelos tradicionais, em que as cápsulas contêm café, existem as cápsulas reutilizáveis, uma solução alternativa mais amiga do ambiente, mas com alguns inconvenientes e nem sempre garantido um bom café.

Sistemas Dolce Gusto, Nespresso e Delta Q têm várias cápsulas compatíveis

Com uma máquina Dolce Gusto pode preparar outras bebidas além de café, como chá, chocolate quente ou cappucccino. Tanto a cápsula como o método de preparação do café da marca são patenteados, mas em 2012 algumas das patentes expiraram, por isso, outras marcas podem agora também produzir cápsulas adequadas para as máquinas de café da Dolce Gusto. As máquinas Delta Q e Nespresso, por sua vez, só permitem preparar café.

Chegou a circular o mito de que cápsulas compatíveis poderiam avariar as máquinas de café, mas os nossos testes têm contribuído para desfazer esta ideia feita. Testámos cápsulas de café originais e compatíveis com os sistemas Dolce Gusto e Delta Q. Descubra no nosso teste as cápsulas que oferecem o melhor sabor.

VER TESTE A CÁPSULAS DE CAFÉ

Cápsulas não são a opção mais barata

Se comprar cápsulas Dolce Gusto, Nespresso ou Delta Q, não terá problemas com a máquina de café. Basta inserir a cápsula e deixá-la fazer o seu trabalho. Se optar por uma cápsula compatível, deve ter cuidado para inseri-la corretamente na máquina.

Regra geral, o preço das máquinas de café de cápsulas é convidativo e a utilização é prática. Contudo, as cápsulas são mais caras do que o café em grão ou moído e cada chávena de café pode custar entre 36 e 42 cêntimos. Se optar por cápsulas compatíveis, conseguirá um preço por chávena mais baixo.

Cápsulas reutilizáveis: porque não?

Desenganem-se os que veem nas cápsulas usadas o maior impacto ambiental associado ao nosso adorado café. Os seus resíduos não são os mesmos dos cafés preparados por outras máquinas, é um facto. Mas a pegada ecológica do café é claramente dominada pela sua produção e a questão dos resíduos das cápsulas é apenas o lado visível para o consumidor. Ainda assim, o que fizermos das cápsulas usadas – e o mesmo se aplica às marcas – pode ajudar para aligeirar a questão dos resíduos.

A maioria das cápsulas são feitas de alumínio ou plástico e, depois de várias chávenas por dia, geram muitos resíduos. Algumas marcas, como a Dolce Gusto, a Nespresso e a Delta Q, têm programas que promovem a reciclagem, fazendo a recolha das cápsulas usadas. O consumidor só precisa de as colocar num saco e depositar num dos pontos de reciclagem da marca, que, posteriormente, faz o seu tratamento. Os resíduos dos materiais das cápsulas podem ser transformados em novos produtos e as borras de café aproveitadas e transformadas em composto, útil como fertilizante agrícola, após a valorização orgânica. Atualmente, a maioria dos supermercados possui já um pequeno contentor específico para a recolha de cápsulas usadas com vista à sua reciclagem. Faça a sua parte e entregue-as sempre no local adequado.

Pode também comprar cápsulas reutilizáveis. Embora seja possível usar com qualquer marca de café, as cápsulas reutilizáveis não são compatíveis com todas as máquinas. O processo de encher a cápsula não é complicado, mas nem sempre é fácil acertar na quantidade de café ou fazer a pressão adequada. O mais provável até é ficar com café espalhado pela bancada da cozinha. Outro senão: para fazer mais do que um café, é preciso aguardar que a cápsula arrefeça, o que chega a demorar dez minutos, sobretudo se esta for de metal. Tempo precioso se tiver um jantar de seis pessoas em casa. Ainda assim, convém não esquecer que, independentemente do tipo de café escolhido, haverá sempre uma embalagem associada e, por isso, resíduos.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.