Como testamos

Máquinas de café de filtro: como testamos

22 novembro 2016
Como testamos máquinas de café com filtro

22 novembro 2016
Tempo de preparação do café, eficiência da extração e temperatura são alguns dos critérios avaliados. Um painel de 30 provadores avalia ainda textura, cor, aroma e sabor.

Para encontrar a melhor máquina de café de filtro, medimos o tempo de preparação do café, a eficiência da extração e a temperatura. Um painel de trinta provadores qualificados avalia textura, cor, aroma e sabor. A limpeza, a facilidade de descalcificação e o número de ciclos de descalcificação necessários por cada 1000 cafés também são verificados.



Eficiência e tempo de extração

Enchemos o depósito com água, sabendo que a máquina não produzirá o mesmo volume em café (parte da água perde-se no processo de evaporação e fervura). Para determinar a percentagem de água perdida por extração mínima e máxima, avaliamos o rácio entre a água que permanece no reservatório e a quantidade de café.

Verificamos quão eficaz a máquina é com o compartimento do café na capacidade máxima. Usamos a quantidade máxima de café mencionado nas instruções da máquina, ou 60 g de café moído, caso as instruções não indiquem a capacidade.

O tempo que a máquina demora a produzir café é um indicador importante para quem faz café todas as manhãs. Medimos o tempo de que a máquina precisa para produzir a primeira gota (tempo de aquecimento), e também para fazer um jarro de café, com o reservatório nas capacidades mínima e máxima de água.

À temperatura do conforto

A temperatura do café é sempre medida no meio do jarro. O número de medições feitas varia consoante o modelo possui jarro de vidro ou jarro térmico (estes últimos estão preparados para manter a bebida quente por mais tempo).

A primeira medição é feita assim que o café fica pronto; a segunda e terceira acontecem 15 e 30 minutos depois. Caso a máquina possua jarro térmico, são feitas mais três medições: 1, 2 e 4 horas após o café estar pronto. A temperatura ideal de um café de filtro acabado de fazer é 85° C.

Medimos o gasto de energia necessário para preparar um café (com o reservatório de água no mínimo e no máximo) e para mantê-lo quente por 30 minutos; verificamos também o consumo da máquina em stand by durante uma hora.

Limpeza e descalcificação

A descalcificação é uma operação de limpeza do calcário da máquina que consiste em pô-la a funcionar com uma mistura de água e produto anti-calcário. Replicamos o processo de descalcificação recomendado no livro de instruções da máquina, para medir a sua duração e dificuldade.