Guia de compras

Frigoríficos: guia de compras

16 maio 2016
Como comprar frigoríficos

16 maio 2016
Na compra de um frigorífico deve estar atento às dimensões, à capacidade, à classe energética e às estrelas do congelador.

Frigoríficos: guia de compras

Em condições normais, no inverno, a temperatura varia entre 16 e 21°C em casa. Caves ou garagens podem atingir temperaturas de 10°C. Decida com base no sítio e na utilização do frigorífico.

No frost ou ventilado

O sistema no frost impede a acumulação de gelo na zona de congelação. Esta solução evita a necessidade de descongelação frequente do equipamento.

O sistema de frio ventilado/dinâmico melhora a circulação do ar refrigerado no interior, ao permitir que o frio seja homogéneo em todas as zonas. Nos modelos sem esta função, a zona mais fria tende a situar-se acima da gaveta dos legumes.

Deciframos estrelas do congelador

Representam o prazo máximo de conservação dos alimentos, tendo em conta a capacidade de produzir frio dos congeladores. Existem diversas capacidades de congelação, sendo que a maioria dos modelos disponíveis do mercado já é de 4*.

* temperatura até -6ºC. Conserva congelados até 1 semana.
** temperatura até -12ºC. Conserva congelados até 1 mês.
*** temperatura até -18ºC. Permite conservar alimentos previamente congelados até 1 ano.
**** temperatura entre -18º e -24ºC. Os únicos que permitem congelar alimentos.

Já a classe climática permite identificar se um aparelho funcionará em boas condições no local onde será instalado, segundo o intervalo de funcionamento à temperatura ambiente:

  • SN = temperatura ambiente entre 10ºC e 32ºC;
  • N = 16ºC a 32ºC;
  • ST = 18ºC a 38ºC;
  • T = 18ºC a 43ºC.

Alguns modelos pertencem a classes alargadas:

  • SN/ST = 10 a 38°C;
  • SN/T = 10 a 43°C.