Problemas com o frigorífico: o que fazer antes de chamar o técnico

Substituir a lâmpada ou trocar a borracha da porta são pequenos arranjos que pode fazer sem a ajuda da assistência técnica.
Alguns problemas dos frigoríficos podem ser resolvidos com simples verificações, poupando tempo e dinheiro. Antes de se aventurar ou de chamar a assistência técnica, verifique se o equipamento ainda está dentro da garantia. Procure o comprovativo de compra, a melhor arma para evitar problemas.
A segurança está em primeiro lugar. Desligue o frigorífico da tomada antes de iniciar qualquer tarefa. As nossas dicas aplicam-se à maioria dos frigoríficos. No entanto, dadas as diferentes características de cada modelo, é melhor consultar o manual de instruções antes de qualquer intervenção. Se descobrir que o problema é mais complicado do que pensava, o melhor é chamar um profissional de confiança e validado pelo DECO PROTESTE SELECT. Visite o nosso site, pesquise e encontre a opção ideal para o seu problema.
Problemas de temperatura
A temperatura interior do frigorífico pode ficar mais quente do que o suposto, arrsicando a conservação dos alimentos. Se o frigorífico não arrefece, algumas medidas simples podem resolver.
Alimentos que ficam congelados na zona de refrigeração ou gelo acumulado nas paredes ou nas prateleiras pode dever-se a um desgaste das borrachas das portas. Mas antes de avançar para a sua substituição, verifique alguns aspetos.
Se a zona de refrigeração do frigorífico congelar os alimentos:
- verifique se o termóstato não está regulado numa temperatura muito fria;
- confirme se tem alimentos ou recipientes encostados à parede de fundo.
Se encontrar gelo acumulado nas paredes ou nas prateleiras do congelador:
- avalie se está a abrir a porta com muita frequência ou por muito tempo. Isso provoca o sobre-congelamento. Confirme se, ao fechá-la, a borracha veda corretamente ou tem alguma folga;
- arrume e acondicione bem os alimentos e as embalagens;
- se não tem um modelo no frost, verifique se está na altura de descongelar por completo o congelador e limpar o frigorífico a fundo. O ideal é fazer esta manutenção uma a duas vezes por ano. Uma acumulação de gelo nas paredes do congelador gera gastos de eletricidade (5 mm de gelo aumentam o consumo em cerca de 15 por cento). Uma correta limpeza também contribui para reduzir os maus odores no interior do frigorífico.
Se, após estas verificações e cuidados de manutenção, o problema persistir, pode estar na hora de substituir as borrachas da porta. Siga o passo a passo, no nosso vídeo.
Como substituir a borracha?
Frigorífico não funciona
Sem razão aparente, o frigorífico pode deixar de trabalhar.
- Verifique se a ficha está bem inserida na tomada, que o cabo não está danificado ou que o termóstato não está desligado.
- Se estiver tudo bem, veja se há um corte de energia. Tente acender as luzes ou confirme, no quadro elétrico, se há algum disjuntor desativado ou fusível queimado.
- Caso tenha eletricidade mas o frigorífico continue a não funcionar, o problema pode ser mais grave. Chame a assistência técnica.
Há alguns arranjos mais simples que pode tentar pôr em prática, sem recorrer a um técnico, como tentar mudar a lâmpada no interior do frigorífico ou desobstruir o orifício do aparelho, que leva a que se acumule água no fundo das gavetas do legumes. Veja como resolver estes e outros problemas.
Como trocar a lâmpada?
O que fazer quando há água nas gavetas?
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.