Dicas

Problemas com o frigorífico: o que fazer antes de chamar o técnico

06 setembro 2018
frigorificos

06 setembro 2018

Substituir a lâmpada ou trocar a borracha da porta são pequenos arranjos que pode fazer sem a ajuda da assistência técnica.

Interior muito quente

A temperatura interior do frigorífico pode ficar mais quente do que o suposto, colocando em causa a conservação dos alimentos.

  • Verifique se a porta fecha corretamente ou se está a ser aberta com mais frequência do que o normal.
  • Não ultrapasse a capacidade de refrigeração. Uma quantidade de alimentos superior ao limite do equipamento pode causar problemas.
  • Após guardar muitos alimentos, a zona de refrigeração ou o congelador demoram algumas horas a atingir a temperatura desejada. Nesses casos, e nalguns modelos, pode ativar a função de refrigeração ou de congelação rápida.
  • Veja também se as temperaturas selecionadas no termóstato estão muito quentes para a temperatura exterior.
Quando encher o frigorífico, ajuste-o para uma temperatura mais baixa, para que fique mais frio (3ºC, por exemplo). Volte a subir para uma temperatura mais alta quando estiver mais vazio (como 5ºC).
Quando encher o frigorífico, ajuste-o para uma temperatura mais baixa, para que fique mais frio (3ºC, por exemplo). Regule para uma temperatura mais alta quando estiver mais vazio (como 5ºC).
  • Verifique se a classe climática do equipamento se adequa à temperatura exterior. A classe climática indica os intervalos de temperatura ambiente para os quais cada frigorífico está concebido. Por exemplo, um aparelho pensado para funcionar, no mínimo, a 16°C, pode ser afetado numa cozinha situada num local que sofre temperaturas exteriores muito frias durante o inverno.
  • Confirme se o frigorífico está muito perto de uma fonte de calor (como o fogão ou o forno) ou exposto diretamente ao sol (perto de uma janela).
  • Verifique se as grelhas de ventilação dentro do equipamento estão obstruídas, impedindo a circulação do ar frio, ou se as condições são apropriadas para a correta ventilação do equipamento (veja no manual de instruções). Com ou sem armários por cima do frigorífico, ou dos lados, deixe um espaço de 5 centímetros em relação a todas as superfícies (inclusive a parede) para garantir uma boa ventilação.
Com ou sem armários por cima, é importante haver espaço (cerca de 5 centímetros) à volta do frigorífico, para que o ar circule livremente.
Com ou sem armários, é importante haver espaço (5 centímetros) à volta do frigorífico, para que o ar circule livremente.