Dicas

Frigorífico encastrável: cuidados ao instalar

01 setembro 2015

01 setembro 2015

Recomendamos uma lista rápida de truques durante a instalação do frigorífico encastrável e na ligação.

Instale o aparelho num local seco e bem arejado, sem incidência direta de raios solares ou próximo de fogões ou aquecedores. As ligações elétricas devem estar num local fácil de aceder, de preferência fora do nicho do frigorífico.

Para o espaço entre o frigorífico e o móvel, siga as indicações do fabricante. Conte com, pelo menos, mais 4 cm de largura, 2 cm de altura e entre 2 e 5 cm de profundidade. Para garantir o correto arejamento, alguns fabricantes aconselham uma abertura de ventilação na zona posterior.

Antes de encastrar, nivele o móvel. Os cantos devem fazer um ângulo de 90º ou a porta do móvel não encostará nos 4 cantos. Regule as dobradiças da porta para que tenham a amplitude de abertura certa, segundo o espaço disponível.

Verifique o peso da porta do armário da cozinha: se for superior ao indicado nas instruções do fabricante, pode danificar as dobradiças.

Duas portas, dois sistemas para instalar
Porta fixa: as dobradiças da porta do frigorífico são aplicadas à porta do armário da cozinha. A porta do eletrodoméstico suporta o peso da porta do móvel.

Porta deslizante: a porta do móvel está afixada ao armário e ligada à do frigorífico através de uma calha deslizante. Este sistema permite regular a porta em altura e profundidade.

Porta fixa, à esquerda, e porta deslizante, à direita.
Porta fixa, à esquerda, e porta deslizante, à direita.