Dicas

Cuidados ao instalar o frigorífico

25 janeiro 2021
Instalar frigorífico

Instale o frigorífico num local arejado e longe de fontes de calor. Saiba como fixar as portas num modelo encastrável.

Procure instalar o frigorífico num local seco, bem arejado e longe de fontes de calor, sem incidência direta de raios solares e afastado de fogões ou aquecedores. Perto de um radiador ou um forno, ou sob a luz direta do sol, o frigorífico consome mais energia para manter a boa temperatura no interior. 

Na falta de alternativa, por falta de espaço, por exemplo, instale uma placa isoladora entre os aparelhos. Estes conselhos são igualmente válidos para arcas congeladoras. Se não tiver espaço em casa, pondere a sua instalação num local fresco, na cave ou numa garagem, por exemplo.

Para assegurar uma boa circulação de ar, deixe alguns centímetros livres entre o aparelho e a parede e aspire esse espaço com regularidade. No caso de equipamentos de encastrar, siga as instruções do fabricante. Entre o frigorífico e o móvel, conte com, pelo menos, 4 cm de largura, 2 cm de altura e entre 2 e 5 cm de profundidade. Para garantir o correto arejamento, alguns fabricantes aconselham uma abertura de ventilação na zona posterior. 

As ligações elétricas devem estar num local fácil de aceder, de preferência, fora do nicho do frigorífico, quando se trata de um de modelo de encastrar.

 

Instalar as portas num frigorífico de encastrar

  • Antes de encastrar, nivele o móvel. Os cantos devem fazer um ângulo de 90º ou a porta do móvel não encostará nos 4 cantos.
  • Regule as dobradiças da porta para que tenham a amplitude de abertura certa, segundo o espaço disponível.
  • Verifique o peso da porta do armário da cozinha: se for superior ao indicado nas instruções do fabricante, pode danificar as dobradiças.
  • Instalar uma porta fixa: as dobradiças da porta do frigorífico são aplicadas à porta do armário da cozinha. A porta do eletrodoméstico suporta o peso da porta do móvel.
  • Instalar uma porta deslizante: a porta do móvel está afixada ao armário e ligada à do frigorífico através de uma calha deslizante. Este sistema permite regular a porta em altura e profundidade.
Porta fixa, à esquerda, e porta deslizante, à direita.
Porta fixa, à esquerda, e porta deslizante, à direita.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós