Dicas

Como limpar o frigorífico e o congelador

Para evitar problemas de higiene e de conservação dos alimentos, a cada seis meses deve fazer uma limpeza a fundo ao frigorífico e ao congelador. Saiba como limpar.

28 setembro 2022
Como limpar o frigorífico e o congelador

iStock

Uma boa manutenção do frigorífico e do congelador pode prolongar a vida útil dos seus equipamentos. Além de uma utilização adequada, a limpeza contribui para manter o eletrodoméstico em ótimas condições por mais tempo.

A limpeza do frigorífico é também fundamental para evitar o desperdício alimentar, os odores desagradáveis provocados pelo armazenamento incorreto dos alimentos e a formação de bolor ou bactérias prejudiciais à saúde. Para evitar estes problemas, faça uma limpeza a fundo do equipamento a cada seis meses.

6 passos para a limpeza do frigorífico

O ideal é que faça a limpeza quando o frigorífico não estiver muito cheio, por exemplo, antes de fazer as compras semanais.

  1. Esvazie completamente as prateleiras e as gavetas do frigorífico.
  2. Verifique os prazos de validade dos produtos alimentares para saber quais deve manter ou eliminar.
  3. Retire as prateleiras, as gavetas e todas as componentes com sujidade que sejam amovíveis.
  4. As prateleiras e as gavetas podem ser lavadas na máquina de lavar loiça. Mas, se estiver a fazer uma limpeza de rotina, pode lavar com água quente e detergente da loiça. Enxague e limpe com um pano macio.
  5. Limpe as borrachas da porta com uma esponja humedecida em água e um detergente da loiça.
  6. Seque com cuidado todos os elementos (por exemplo, prateleiras e gavetas) antes de os voltar a colocar no frigorífico. E, por último, arrume os alimentos de forma correta no seu interior.

Depois de concluir todos os passos, o seu frigorífico está pronto. Ao arrumar os alimentos nas prateleiras, utilize caixas e sacos hermeticamente fechados, para reduzir os maus cheiros e prevenir contaminações microbiológicas que possam provocar infeções alimentares. Tente não encher demasiado o frigorífico, pois a livre circulação do ar frio ajuda a manter uma boa temperatura (entre 3ºC e 5ºC).

Se lhe sobrar comida confecionada, arrefeça-a antes de a guardar no frigorífico. Quando introduz novos alimentos, mesmo à temperatura ambiente, a temperatura aumenta. Com comida quente, a subida é maior: além de pôr em causa a conservação, pode danificar o aparelho. Para acelerar o arrefecimento, pode colocar o tacho numa bacia com água fria.

7 passos para descongelar e limpar o congelador

A limpeza do congelador é menos frequente do que a do frigorífico, uma vez que este último é utilizado e aberto mais vezes por dia. Mas a manutenção do congelador não deve ser esquecida, especialmente se o aparelho não tiver a função “No Frost”.

  1. Prepare ou coma antecipadamente os alimentos que estão congelados. Caso isso não seja possível, esvazie o congelador e use sacos térmicos ou a gaveta mais fria do frigorífico para ajudar a manter os alimentos na temperatura certa. 
  2. Desligue o congelador retirando a tomada da ficha e deixe a porta do equipamento aberta. Deixe o aparelho descongelar sozinho. Não use o secador de cabelo, nem outro tipo de aparelhos elétricos para acelerar o processo de remoção do gelo, pois representam um risco de segurança.
  3. Coloque algumas toalhas junto à base para absorver a água que inevitavelmente cairá durante a descongelação, ou recolha a água do respetivo compartimento do congelador, caso exista.
  4. Retire todos os pedaços de gelo do interior. Para os pedaços maiores, utilize uma espátula designada para esta função, normalmente fornecida com o congelador. Não recorra a facas ou a outros utensílios afiados que possam acidentalmente danificar as superfícies do congelador.
  5. Limpe bem após remover completamente o gelo residual. Pode utilizar os mesmos produtos com que limpa o frigorífico.
  6. Após a limpeza estar concluída, seque o interior muito bem, para evitar a formação de gelo indesejado depois de o voltar a ligar.
  7. Volte a colocar os alimentos no congelador com os devidos cuidados e ligue o aparelho à corrente.

Quais os melhores produtos para limpar o frigorífico?

Existe uma variada seleção de produtos que pode utilizar para a limpeza do seu frigorífico. Mas, seja qual for o produto escolhido, não se esqueça de secar muito bem todas as superfícies e todos os elementos amovíveis (por exemplo, gavetas, prateleiras, puxadores) após a limpeza, para evitar a formação de bolor.

Pode utilizar um detergente lava-tudo diluído em água para a limpeza do seu equipamento. Em regra, um par de tampas de detergente num balde de água deve ser suficiente. Não é necessário um produto dedicado. Até um simples detergente manual da loiça envolvido em água e um pano macio para superfícies podem ser suficientes para garantir uma limpeza eficaz do frigorífico.

Caso não queira utilizar estes produtos, pode optar por soluções mais naturais para a limpeza do equipamento.

Vinagre

É um dos produtos naturais mais utilizados na limpeza doméstica. O vinagre é um excelente aliado para desengordurar e eliminar os maus odores do frigorífico. 

Para tratar as superfícies, dilua o vinagre em água e enxagúe um pano macio. Para as manchas mais resistentes, o vinagre não deve ser diluído. Os elementos amovíveis podem ser limpos ao mergulhá-los numa bacia com uma solução de água morna e vinagre. Seque tudo muito bem para evitar a formação de bolor.

Bicarbonato de sódio

Um verdadeiro protagonista da vida doméstica, o bicarbonato de sódio destaca-se pela sua versatilidade. Para eliminar as manchas, os resíduos e os maus odores, deve diluir o bicarbonato em água e utilizá-lo com um pano limpo.

A densidade da mistura pode variar consoante a sua aplicação. Para uma limpeza geral, uma solução mais líquida, com mais água do que bicarbonato, será suficiente. Para as manchas mais difíceis e para eliminar o bolor, a solução ideal deve conter mais bicarbonato do que água para obter uma mistura consistente, que deve ser enxaguada após a utilização.

Limão

O sumo do limão pode ser tão versátil quanto o bicarbonato de sódio. O ácido cítrico é um ácido orgânico natural que pode ajudar a higienizar o frigorífico e elimina os maus odores. Quando terminar a limpeza, haverá uma agradável fragrância cítrica que se espalhará pelo seu eletrodoméstico.

Acabar com os maus cheiros: missão impossível?

Além de limpar o frigorífico e de guardar bem os alimentos, para combater maus cheiros pode utilizar filtros de carbono, à venda em lojas de eletrodomésticos. Os filtros são mais eficazes do que as metades de limão dentro do frigorífico, uma prática caseira muito utilizada para eliminar odores.

A eficácia de duração de um filtro de carbono varia consoante o tipo de alimentos guardados no frigorífico e o seu estado, mas o efeito pode durar três meses. Os filtros absorvem os odores, enquanto os limões apenas libertam cheiro, pelo que, ao fim de poucos dias, o cheiro dos alimentos sobrepõe-se ao dos limões.

Lembre-se de que, se um alimento apodrecer no frigorífico, pode contaminar os restantes alimentos e transmitir odores e bactérias. Proteja os alimentos com película aderente ou coloque-os em caixas herméticas.

É nosso subscritor e precisa de esclarecimentos personalizados? Contacte o nosso serviço de assinaturas. Relembramos ainda que pode aceder a todos os conteúdos reservados do site: basta entrar na sua conta

Se ainda não é subscritor, conheça as vantagens da assinatura.

Subscrever

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.