Respondemos às principais dúvidas sobre frigoríficos.
Como funciona o frigorífico?
O frigorífico destina-se a conservar os alimentos a baixas temperaturas. O ciclo de refrigeração inicia-se com a compressão de um gás refrigerante, que passa pelas bobinas de um condensador e é convertido para o estado líquido. O calor é então absorvido num evaporador, depois de reduzida a pressão, graças a uma válvula termostática. Finalmente, no estado gasoso, regressa ao compressor.
Qual o consumo energético de um frigorífico?
Para saber quanto consome um frigorífico (sem nenhuma função extra selecionada), verifique o comparador da DECO PROTESTE. Calculamos o consumo por litro, tendo em consideração o volume útil das zonas frigorífica e de congelação. A etiqueta energética pode ser também uma referência para conhecer este valor. A escala vai de A, mais eficiente, a G, menos eficiente. De forma a reduzir o consumo, use também alguns truques: evite abrir o frigorífico constantemente e limpe-o a cada seis meses, não esquecendo o interior, a parte de trás e o isolamento à volta das portas. Com estes cuidados, mantém ainda o desempenho.
Como regular a temperatura do frigorífico?
A temperatura é ajustada com um termóstato. Em regra, regula-se automaticamente, mas, por vezes, está muito elevada ou não é adequada às condições exteriores. Nesse caso, faça a regulação diretamente no seletor (eletrónico ou manual, consoante o frigorífico).
Qual é a zona mais fria do frigorífico?
É a prateleira mais baixa, imediatamente por cima das gavetas dos legumes, ideal para guardar carnes, peixes e alimentos crus em geral.