Steam Mate não é melhor do que um ferro de engomar
Comparámos o Steam Mate, um ferro a vapor vertical, com os ferros recomendados pelo nosso teste. Pelo preço, mais vale optar por um bom ferro tradicional.
- Especialista
- Antonieta Duarte e Ricardo Pereira
- Editor
- Filipa Nunes

No anúncio da TV, a lista de promessas do Steam Mate é extensa: aquece em 30 segundos, o jato de vapor passa através dos tecidos e é tão forte que apaga velas, engoma na vertical e horizontal, não danifica tecidos com estampados ou lantejoulas e não derrete plástico. Veja, no vídeo, como se saiu no laboratório, onde juntámos o Steam Mate a uma das nossas Escolhas Acertadas em ferros tradicionais e a outra das recomendações entre os modelos com gerador de vapor: o Philips GC2145/20 EasySpeed Plus e o Bosch TDS2110/01, respetivamente.
O Steam Mate é anunciado como “ferro a vapor vertical profissional” que, na verdade, se equipara aos aparelhos a vapor para tecidos que têm aparecido nas lojas. Estes são muito mais caros do que um ferro tradicional. O Steam Mate, por exemplo, custou-nos quase 40 euros, através do site da EHS.tv. É quase o dobro do preço dos modelos tradicionais que aconselhamos no nosso teste a ferros de engomar.
Mas nem por isso este equipamento da EHS.tv é mais competente ou fácil de usar. Ainda não há uma solução milagrosa que empurre o tradicional ferro de engomar para a despensa de vez. E sim, continua a ser preciso algum trabalho de braços para tomar conta da tarefa doméstica mais ingrata.


Ferro tradicional (ainda) é o melhor
As máquinas de vapor para tecido são anunciadas como ideais para remover as rugas na roupa, na vertical. O Steam Mate consegue fazê-lo, mas não é mais eficaz do que o ferro tradicional da Philips. É verdade que, com o Philips, contando com a água no depósito, é mais de um quilo para o seu braço, enquanto o Steam Mate pesa menos de 800 gramas.
Mas o que ganha em leveza perde na eficácia: precisa de muitas mais passagens para retirar os vincos, não é prático de usar e tem de encher o depósito de água várias vezes.
As imagens da termografia em laboratório, que mede a temperatura da base dos aparelhos, explicam porquê: a base do Steam Mate é fria, mesmo regulado na temperatura máxima. São mais de 50 graus de diferença na temperatura, comparado com o Bosch ou o Philips.



O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.