Notícias

Steam Mate não é melhor do que um ferro de engomar

Comparámos o Steam Mate, um ferro a vapor vertical, com os ferros recomendados pelo nosso teste. Pelo preço, mais vale optar por um bom ferro tradicional.

  • Dossiê técnico
  • Antonieta Duarte e Ricardo Pereira
  • Texto
  • Filipa Nunes
10 março 2020
  • Dossiê técnico
  • Antonieta Duarte e Ricardo Pereira
  • Texto
  • Filipa Nunes
braço de homem a passar roupa a ferro

No anúncio da TV, a lista de promessas do Steam Mate é extensa: aquece em 30 segundos, o jato de vapor passa através dos tecidos e é tão forte que apaga velas, engoma na vertical e horizontal, não danifica tecidos com estampados ou lantejoulas e não derrete plástico. Veja, no vídeo, como se saiu no laboratório, onde juntámos o Steam Mate a uma das nossas Escolhas Acertadas em ferros tradicionais e a outra das recomendações entre os modelos com gerador de vapor: o Philips GC2145/20 EasySpeed Plus e o Bosch TDS2110/01, respetivamente.

O Steam Mate é anunciado como “ferro a vapor vertical profissional” que, na verdade, se equipara aos aparelhos a vapor para tecidos que têm aparecido nas lojas. Estes são muito mais caros do que um ferro tradicional. O Steam Mate, por exemplo, custou-nos quase 40 euros, através do site da EHS.tv. É quase o dobro do preço dos modelos tradicionais que aconselhamos no nosso teste a ferros de engomar

Mas nem por isso este equipamento da EHS.tv é mais competente ou fácil de usar. Ainda não há uma solução milagrosa que empurre o tradicional ferro de engomar para a despensa de vez. E sim, continua a ser preciso algum trabalho de braços para tomar conta da tarefa doméstica mais ingrata. 

Please fill the source and the alt text 
O Steam Mate apregoa um jato de vapor que atravessa as peças de roupa. Mas um dos ferros que recomendamos faz o mesmo. 
Please fill the source and the alt text 
Apagar velas com um ferro vertical? No anúncio, o feito é destacado para sublinhar o alcance do disparo de vapor.

Ferro tradicional (ainda) é o melhor

As máquinas de vapor para tecido são anunciadas como ideais para remover as rugas na roupa, na vertical. O Steam Mate consegue fazê-lo, mas não é mais eficaz do que o ferro tradicional da Philips. É verdade que, com o Philips, contando com a água no depósito, é mais de um quilo para o seu braço, enquanto o Steam Mate pesa menos de 800 gramas. 

Mas o que ganha em leveza perde na eficácia: precisa de muitas mais passagens para retirar os vincos, não é prático de usar e tem de encher o depósito de água várias vezes.
 
As imagens da termografia em laboratório, que mede a temperatura da base dos aparelhos, explicam porquê: a base do Steam Mate é fria, mesmo regulado na temperatura máxima. São mais de 50 graus de diferença na temperatura, comparado com o Bosch ou o Philips. 

Please fill the source and the alt text 
Tal como os outros ferros neste teste, o Steam Mate foi usado em estampados, sem danificar o tecido. O motivo? A base do equipamento é bastante mais fria.
Ao passar a ferro na horizontal, o Steam Mate revelou-se uma desilusão em qualquer tecido: as rugas e vincos não desapareceram, tivemos de encher o pequeno depósito de água várias vezes e o equipamento não é ergonómico ou fácil de manobrar.
Please fill the source and the alt text 
Passagem de roupa com Steam Mate não ficou impecável.
Please fill the source and the alt text 
À esquerda, o resultado ao engomar com um dos ferros que recomendamos. À direita, o ponto de partida.
Pelo preço, mais vale optar por um bom ferro tradicional. Além de passar melhor mais roupa e de forma mais confortável, também consegue dar aquele “jeitinho” rápido de manhã na roupa, na vertical, e com menos passagens. 

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós